As frases mais irritantes dos emails

“Não tenho a certeza se viu o meu último email” é apontada como a frase mais irritante nos emails, de acordo com um estudo da Adobe.
Grande parte da comunicação, principalmente a relacionada com assuntos profissionais, é feita atualmente por email. No entanto, o que é escrito muitas vezes para tornar a mensagem mais “próxima” pode ser desnecessário e, em alguns casos, até irritante.
Segundo uma pesquisa promovida pela Adobe, que contou com a participação de mais de mil pessoas que trabalham em escritórios, a frase que mais incomoda é a “não tenho certeza se viu o meu último email…”, sendo apontada por 25% dos entrevistados.
Kristin Naragon, diretor de soluções de email da Adobe, explicou em declarações à CNBC que emails relativamente simples podem implicar algum desconforto e prejudicar a produtividade, e até as relações internas da empresa.
“A emoção e a intenção são difíceis de transmitir por email e, por isso, algumas frases podem ser vistas de forma negativa, afetando a produtividade e a cultura [da empresa]”, frisou o especialista.
Naragon considera que há trabalhos que podem ser colocados em risco caso a escolha das palavras para discutir o funcionamento dos mesmos não seja a mais adequada. Por vezes, podem ser vistas como críticas ou mensagens agressivas.
Nesta investigação, os participantes revelaram que na maioria das vezes (72%), a comunicação com os seus colegas é feita via email. No entanto, há frases que preferem não ver.
Confira, abaixo, as nove frases mais irritantes usadas nos emails:
1.ª Não tenho a certeza se viu o meu email (25%);
2.ª De acordo com o meu último email (13%)
3.ª No seguimento da nossa conversa (11%)
4.ª Alguma atualização sobre o assunto? (11%)
5.ª Peço desculpa pelo email duplo (10%)
6.ª Por favor, avise-me (9%)
7.ª Como dito anteriormente (9%)
8.ª Como falámos (6%)
9.ª Volto a anexar para sua conveniência (6%)