Arborea angaria 5 milhões para produzir proteínas com pegada carbónica negativa em escala

Indico Capital Partners e o Banco Português de Fomento financiam o primeiro projeto de produção de proteínas com pegada carbónica negativa.

A Arborea, uma empresa luso-britânica que desenvolve proteínas multifuncionais e ingredientes nutritivos através de um sistema de produção de microalgas, garantiu uma ronda de financiamento de 5 milhões de euros. A ronda foi liderada pela Indico Capital Partners com o apoio do Banco Português de Fomento (BPF).

O investimento financiará a preparação da primeira unidade da Arborea para produção de proteínas em escala comercial, utilizando a sua tecnologia de ponta Biosolar Leaf. “Esta abordagem revolucionária permite a criação de produtos alimentares de elevado valor nutritivo e com uma pegada carbónica negativa, oferecendo uma solução sustentável muito necessária para o desafio global do abastecimento alimentar e para a mitigação das alterações climáticas”, avança a Arborea em comunicado.

Uma das principais vantagens do sistema Biosolar Leaf é a sua capacidade de cultivar qualquer uma das 50 mil espécies de micro-organismos fotossintéticos (como microalgas marinhas) e outras plantas microscópicas de forma rentável e com impacto negativo em carbono, sem a necessidade de terras agrícolas ou matérias-primas agrícolas. Isto não só reduz a pressão sobre as terras aráveis, mas também permite que o cultivo ocorra em diversos ambientes, incluindo superfícies urbanas. Adicionalmente, ao capturar CO2 e utilizar luz solar como matéria-prima ilimitada, o sistema contribui para a mitigação das alterações climáticas, ao mesmo tempo que liberta oxigénio durante o processo de fotossíntese.

Com esta abordagem, a Arborea quer liderar a criação de soluções inovadoras para a indústria alimentar, oferecendo produtos naturais e sustentáveis, como proteínas nutritivas neutras em carbono e outros ingredientes altamente funcionais.

Segundo Julian Melchiorri, fundador e CEO da Arborea, “este financiamento marca um passo crucial na nossa missão de revolucionar a produção alimentar através da nossa tecnologia Biosolar Leaf. Ao produzir proteína multifuncional de forma sustentável e negativa em carbono — com sabor e cor limpos, e adaptável a diversas aplicações alimentares — estamos a enfrentar dois dos desafios mais urgentes do mundo: a segurança alimentar e as alterações climáticas. Estamos orgulhosos de estabelecer uma parceria com a Indico Capital Partners e o Banco Português de Fomento para expandir soluções inovadoras e positivas para a natureza que irão transformar o futuro da alimentação e restaurar o equilíbrio do nosso planeta”.

Comentários

Artigos Relacionados