ANJE é parceira de programa de apoio à retoma financiado pela Google
A Google vai lançar em Portugal, o Youth Business Internacional, um programa de apoio às PMEs. A Associação Nacional de Jovens Empresários é parceira da iniciativa.
Para o implementar em Portugal o Programa de Resposta Rápida e Recuperação Económica de Micro, Pequenas e Médias Empresas implementado pela rede global de empreendedorismo Youth Business International (YBI), a Google escolheu a ANJE– Associação Nacional dos Jovens Empresários, como instituição parceira e a quem caberá liderar um conjunto de iniciativas de apoio ao tecido empresarial.
Caberá à ANJE desenvolver com a YBI um pacote urgente de apoios a empresas portuguesas afetadas pela pandemia de covid-19. Tendo em conta o impacto da crise nos jovens empreendedores, pequenos empresários e profissionais liberais, incluindo jovens (18-35 anos), mulheres, refugiados e outros migrantes, o programa tem como objetivo capacitar este target com competências (em particular digitais) e instrumentos para enfrentar a crise global e preparar a retoma pós-Covid.
“O programa da YBI, financiado pela Google.org, vai ao encontro das necessidades de um setor muito importante do tecido empresarial português: as empresas de menor escala e em fases iniciais de desenvolvimento, lideradas por jovens empreendedores e pequenos empresários. É, por isso, uma excelente oportunidade para alavancar a retoma de negócios que, pela sua natureza e dimensão, estão mais desprotegidos perante os efeitos da pandemia”, explicou Alexandre Meireles. Acrescentou, ainda, que esses negócios podem “beneficiar da experiência, conhecimento e network de uma rede global de empreendedorismo como é a YBI”.
A YBI é uma rede global de empreendedorismo jovem presente em mais de 50 países, e globalmente apoiará mais de 200 mil empresários de micro, pequenas e médias empresas de 32 países da Europa, Médio Oriente, África e Ásia-Pacífico na resposta ao impacto da pandemia e na recuperação económica dos respetivos negócios.
Além do financiamento da Google.org, o programa conta também com o apoio de voluntários da Google que cedem seu tempo para partilhar conhecimento e experiência, ajudando empresários em novas competências e na adaptação em resposta à atual crise