Stellantis vai investir 300 milhões de euros em start-ups
A empresa liderada pelo português Carlos Tavares lançou o seu braço de capital de risco, a Stellantis Ventures, para impulsionar a inovação no setor automóvel. Há 300 milhões para investir.
A Stellantis, que nasceu da fusão da Fiat Chrysler com a PSA (Peugeot, Citroën e Opel), lançou o seu braço de capital de risco, o Stellantis Ventures, com um primeiro fundo de investimento em startups com 300 milhões de euros.
A empresa liderada pelo português Carlos Tavares está interessada em financiar start-ups em início de atividade (early-stage) ou mesmo mais maduras, em fase avançada de negócio, desde que se dediquem ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e centradas no cliente, que possam ser implementadas no setor automóvel e da mobilidade.
“Estamos a avançar rapidamente na nossa transformação para uma empresa tecnológica de mobilidade, ao mesmo tempo que reimaginamos o futuro da mobilidade para as próximas gerações. O mercado está a mudar, a tecnologia está a mudar e a forma como nos relacionamos com os nossos clientes está a mudar”, começa por explicar o Chief Technology Officer (CTO) da Stellantis, em comunicado.
A Stellantis Ventures faz parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis. “Vai acelerar a nossa transformação à medida que adotamos novas tecnologias desenvolvidas por startups inovadoras, ao mesmo tempo que fomentamos o seu potencial de crescimento”, diz o CTO, Ned Curic.
A sociedade irá funcionar como um investidor estratégico que ajudará também as start-ups a integrar tecnologias de vanguarda na multinacional “em prazos muito curtos, permitindo a sua adoção no período de meses em vez de anos”, para causar efeitos positivos na experiência do cliente em termos de marketing, vendas e financiamento.
No ano passado, a Stellantis mais do que duplicou os lucros para 13,4 mil milhões de euros, comparativamente aos que os dois grupos automóveis, em separado, tinham conseguido em 2020. As receitas subiram 14%, em termos homólogos, para os 152 mil milhões de euros.