Abanca lança nova edição do programa dedicado a start-ups

O Abanca Innova Startup acompanha empreendedores da área da banca, seguros, regulação e cibersegurança na realização de uma prova de conceito para validar o seu modelo de negócio. Start-ups em fase inicial ou já consolidadas podem candidatar-se até 17 de dezembro.

O Abanca já abriu as inscrições para a próxima edição do Programa Abanca Innova Startups, concebido para apoiar start-ups com ideias disruptivas nos setores das fintech, insurtech, regtech ou cibersegurança.

Todas as start-ups interessadas em participar nesta 9ª edição podem inscrever-se até 17 de dezembro através do site do Abanca Innova, sendo que para serem selecionadas, devem ter um produto no mercado, mesmo que em fase inicial, e ter uma equipa formada, com capacidade de crescimento.

Após o processo de recepção e análise das propostas, um comité constituído por colaboradores de várias áreas do banco será responsável pela seleção dos projetos que participarão no primeiro workshop, que terá lugar em janeiro de 2024.

O programa oferece um pacote completo de apoios, destinado a proporcionar às start-ups conhecimentos de gestão e recursos económicos e materiais para desenvolverem o seu projeto. Para tal, segue a fórmula das edições anteriores, através de sessões com especialistas do setor ou de reuniões com as diferentes unidades de negócio do Abanca (Business, Innovation, IT e Investment Banking).

Deste modo, os participantes poderão assistir a diferentes masterclasses e mesas redondas com oradores de relevo no âmbito do empreendedorismo. Para além disso, terão também acesso a sessões “Café Fintech”, ou seja, conversas informais com executivos e colaboradores do Abanca que lhes permitirão perceber o seu funcionamento.

“A característica mais marcante do programa é a possibilidade de realizar um teste real com o banco, uma prova de conceito (PoC) em que a start-up verá a sua ideia materializada e poderá mostrar ao mercado a contribuição de valor de sua proposta. Durante esse processo, a cada start-up será atribuído um mentor corporativo específico e receberá acompanhamento pormenorizado da equipa do Abanca Innova”, explica o Abanca em comunicado.

O programa oferece ainda acesso às instalações do Abanca Innova na Corunha, um espaço de coworking onde as start-ups poderão conviver com os profissionais do abanca e envolver-se no seu ecossistema empresarial.

Comentários

Artigos Relacionados