A Ler: “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets”

Coordenado por professores universitários brasileiros, o livro mostra casos de empreendedorismo e inovação e analisa o comportamento de start-ups em países emergentes.

Do que fala
Com edição da Palgrave Macmillan, o livro “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets -A Brazilian Perspective” é um trabalho dos professores Moacir de Miranda Oliveira Jr., Fernanda Ribeiro Cahen e Felipe Mendes. Fala do comportamento das start-ups nas áreas de alta tecnologia, bem como de alguns importantes aspectos do ecossistema de inovação em vários mercados emergentes.

Neste livro, os autores discutem as oportunidades e desafios de criar e gerir start-ups de alta intensidade tecnológica e, simultaneamente, analisam a forma como o ambiente de negócios local pode promover esse tipo de empreendedorismo.

Esta publicação resultou de uma agenda de pesquisa mais ampla sobre empreendedorismo de alta tecnologia financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (no Brasil) e conta, principalmente, com resultados de pesquisas realizadas na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e instituições parceiras.

No contexto de países emergentes nos últimos dez anos, como China, Índia, Brasil, Rússia ou México, entre outros, em que algumas regiões destes países assumiram um novo nível de importância na promoção do empreendedorismo de alta tecnologia, o livro mostra a experiência brasileira. Ressalta como o país estimula as start-ups, os ecossistemas de inovação e o empreendedorismo de alta tecnologia.

Na primeira parte do livro, os capítulos exploram a experiência das start-ups brasileiras de alta tecnologia no que diz respeito à inovação, financiamento, perfil do empreendedor. Mostra também os esforços e competências dessas start-ups para entrarem no mercado internacional, porque segundo os autores são exemplos de sucesso. como as brasileiras Nubank, GymPass e IFood. que ajudam os novos empreendedores a desenvolverem um comportamento mais assertivo na busca por performance financeira, escala dos seus negócios e internacionalização.

A segunda parte é dedicada a ecossistemas de inovação e explica o papel das incubadoras de empresas, programas de aceleração e empreendedorismo universitário. O livro mostra como o Brasil conseguiu atingir a implementação mais bem-sucedida de parques tecnológicos e movimentos de incubação na América Latina.

Quem escreveu
O “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets – A Brazilian Perspective” é um trabalho dos professores brasileiros Moacir de Miranda Oliveira Jr.,diretor do departamento de Business Administration da Universidade de São Paulo, Fernanda Ribeiro Cahen, investigadora na Marshall School of Business na Universidade do Sul da Califórnia, EUA, e professora convidada do Centro Universitário FEI, e de Felipe Mendes Borini, professor associado na Universidade de São Paulo e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Temas Chave
Emprendedorismo, start-ups, negócios.

Ficha técnica
Título: “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets-A Brazilian Perspective”
ISBN: 978-3-030-10864-9
Editor: Palgrave Macmillan
Edição: maio de 2019
Idioma: inglês
Encadernação: capa dura
Páginas: 231

Comentários

Artigos Relacionados