A Ler: Mulheres e Resistência
Depois da exposição do Museu do Aljube sobre as Novas Cartas Portuguesas e a luta das mulheres, chegou agora o livro sobre mulheres e resistência. Uma edição da Tinta da China.
O livro “Novas Cartas Portuguesas” foi publicado há 50 anos, em 1972. Três dias depois do lançamento, a primeira edição foi recolhida e destruída pela censura, dando origem ao processo das “Três Marias” e a uma significativa vitória literária e política.
A partir dessa obra assinada por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, a exposição Mulheres e Resistência — “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas, no Museu do Aljube, revisitou a atualidade da luta das mulheres e o contributo das que inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 1930 até ao 25 de Abril de 1974.
Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da democracia. O livro resulta destes factos e inclui textos originais de Djaimilia Pereira de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.
Quem escreveu
Politóloga, formada em Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, Rita Rato foi deputada à Assembleia da República, entre 2009 e 2019, e criadora de conteúdos pedagógicos na área da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento. Desde agosto de 2020 que é diretora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, onde foi curadora das exposições Mulheres e Resistência — “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas (2021), “Ato (DES)colonial” (2022) e “Adeus Pátria e Família” (2022).
Temas Chave
Política, Democracia, Mulheres
Ficha Técnica
Título: Mulheres e Resistência
ISBN: 9789896717407
Edição: março de 2023
Editora: Tinta da China
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 120