O livro “Igualdade de género nas organizações – Do retorno do investimento às boas práticas” aborda uma temática que cada vez mais está na ordem do dia no mundo empresarial. Uma edição colaborativa da Editora D’Ideias.

Do que fala
“Este é um livro que fazia falta no panorama empresarial português. Um livro sobre um tema que “há muito é tema”, mas sobre o qual as empresas, e as organizações em geral, têm de alguma forma sentido dificuldade em falar abertamente”. Quem o afirma são as coordenadoras deste projeto colaborativo editado pela Editora D’Ideias. Trata-se de” um livro para acelerar a igualdade de género em Portugal” e onde se fazem ouvir os testemunhos de profissionais de empresas – entre as quais a Altice, El Corte Inglês, Montepio, Epal, CTT, Celfocus e Neotalent, Jerónimo Martins, Novo Banco, Branco Credibom, Fundação “la Caixa”, CCA Law Firm, Xerox, Gebalis, Comunidade Intermunicipal do Oeste, Vieira de Almeida, Abbvie, Parpública e Instituto Superior Técnico – que vão desde o relato de práticas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, às estratégias para ampliar a equidade em espaços de liderança, passando pela análise do retorno do investimento.

O livro está dividido em quatro partes nas quais são abordadas temáticas como o contexto da igualdade de género, os desafios e investigação sobre igualdade de género, a igualdade de género nas organizações e boas práticas de igualdade de género em 18 organizações portuguesas. Reúne textos de 30 autoras e autores, e integra a evolução histórica da Igualdade de Género em Portugal, perspetivas e estudos da área da psicologia, experiências e entrevistas

Alargar o debate sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, demonstrar o caminho já percorrido e os resultados colhidos e inspirar outras organizações e novas gerações, é um dos objetivos globais deste trabalho.

Quem escreveu
Este livro é coordenado por Susana Almeida Lopes, Managing Partner da SHL Portugal e membro do iGen, e por Margarida Couto, presidente do GRACE – Empresas Responsáveis.

Susana Almeida Lopes é formada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com especializações em Psicologia do Trabalho e das Organizações e Psicologia Clínica, e doutorou-se em Psicologia Organizacional pela Universidade de Lisboa. Leciona no ISEG e na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, sendo atualmente membro do Centro de Investigação em Ciências Psicológicas da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação Advance. Coordena também o Fórum da Igualdade na SHL Portugal. Após 11 anos como diretora organizacional da VdA, regressou à SHL como Managing Partner

Já Margarida Couto, integra a VdA desde 1988 onde é sócia responsável da área Economia Social & Direitos Humanos e sócia da área de Comunicações, Proteção de Dados & Tecnologia. Tem estado envolvida nas principais transações do setor das comunicações eletrónicas, media e privacidade, acompanhando as matérias de regulação do mesmo. Também tem desenvolvido uma vasta atividade em projetos infraestruturais e acompanhado procedimentos de contratação pública em setores regulados e não regulados.

É a sócia responsável pelo Programa de Pro Bono e Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da VdA, presidindo ao Comité Pro Bono da firma. É ainda CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida e presidente do GRACE – Empresas Responsáveis

Temas Chave
Empresas, Igualdade, Género

Ficha Técnica
Título: Igualdade de Género nas organizações
Edição: novembro de 2022
Editora: Editora D’Ideias
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 205

Comentários