Séries inspiradoras para ver durante a quarentena
Com tantos dias em quarentena é provável que já tenha esgotado a sua lista de séries e filmes. Mas nada está perdido. Aqui ficam oito exemplos que, inclusive, podem ajudá-lo a ver a vida com outros olhos.
Uma série de televisão pode ser uma fonte de inspiração inestimável para aquele empreendedor que está sempre à procura de formas para manter a criatividade. E mesmo que o tempo livre não seja muito, com as séries tem sempre a vantagem de ir doseando os episódios que quer ver ao longo do tempo.
As personagens, quer ficcionadas quer baseadas na vida real, são muitas vezes exemplo de preserverança e resiliência e uma montra de cenários que podem servir de exemplo para o seu dia a dia. Desde as dinâmicas dos negócios de família, a “self made” milionários, são muitos as situações espelhados nas oito séries Netflix que pode juntar à sua lista. Ou rever, se for o caso.
Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Eis uma série em que fica bem patente como os negócios são feitos de persistência e garra. É a história da empresária afro-americana Madame C.J. Walker que construiu um império na área dos cuidados do cabelo, o que a tornou a primeira mulher milionária nos Estados Unidos. Um percurso cheio de lutas, com muitos a dizerem-lhe para parar, mas que acabou em sucesso pela determinação e criatividade de C.J. Walker, uma inspiração para qualquer empreendedora.
Family Business
Pense duas vezes antes de pôr a família nos negócios. Esta pode ser uma das ilações a tirar do “Family Business”, uma comédia francesa que retrata os altos e baixos de uma família parisiense, judaica, depois da falência do talho da família. Uma família que abraça uma aventura, hilariante, ao construir um café de marijuana. A dinâmica familiar muda quando as irmãs e os tios se tornam sócios do negócio.
Dirty Money
Este é um original da Netflix, uma espécie de série-documentário sobre corrupção e o que correu mal no capitalismo. A série apresenta episódios de seis horas, episódio um centrado num exemplo de corrupção corporativa, que vai desde a deceção com marcas outrora confiáveis como a Volkswagen, até aos negócios de empresas em indústrias desprezadas – sejam empresas de empréstimos de pagamento ou grandes farmacêuticas. Dirty money é um alerta: o dinheiro comanda tudo à nossa volta.
Workin’ Moms
Equilibrar a vida doméstica, a parentalidade e os objetivos profissionais é difícil, já todos sabemos. Mas o Workin’ Moms põe essa realidade ainda mais a nu. A série explora a maternidade através da visão de quatro mulheres que regressam ao trabalho depois de terem sido mães e que enfrentam os desafios dos seus competitivos empregos. A série entra na dura realidade do equilibro entre o sucesso profissional e o pessoal, até às mudanças do corpo, mentais e pessoais de uma mãe trabalhadora.
GirlBoss
A série segue a ascensão do império de moda multimilionário criado por Sophia Amoruso, a CEO e fundadora da Nasty Girl. Começou a vender roupas vintage no eBay e aos 22 anos, a partir do seu quarto, demorou apenas cinco anos até atrair várias grandes rondas de capital de risco e a atingir uma avaliação superior a 180 milhões de euros.
Mad Men
Esta foi uma série de culto da televisão. Com os seus 92 episódios, Mad Men oferece ao público lições sobre comunicação, liderança e a natureza humana que continuam a ser válidas no ambiente de negócios da atualidade. Mas o ponto mais alto da série reside na forma como cada um se “vende” ou seja, no que cada um mostra sobre si às pessoas.
Broken
Broken explora as formas nocivas e fraudulentas como os fabricantes criam produtos baratos, muitas vezes à custa da saúde pública e da segurança. Através da lente da maquilhagem falsa, dos cigarros eletrónicos, do mobiliário barato e do plástico, esta série capacita-o a compreender o globalismo, a cultura do consumidor, a produção em massa e o marketing. A necessidade de ser um consumidor inteligente, que compra com consciência, e que o enganar não funciona no longo prazo, no caso dos empresários, são duas das aprendizagens possíveis nesta série de quatro episódios de investigação.
Tidying up with Marie Kondo
A Netflix transformou o livro “The Life-Changing Magic of Tidying Up” num fenómeno internacional. Através da experiência da japonesa Marie Kondo pode recorrer aos seus princípios para “arrumar” o seu negócio. Ou seja, ao adotar uma atitude de minimalismo, ao obter mais valor e prazer das relações com os clientes, pode criar um negócio mais simples e de melhor desempenho e gerar grandes lucros durante muitos anos.