A Ler: A Geografia do Dinheiro

De onde vem, para onde vai e o que acontece por onde passa? Veja como funciona a economia global acompanhando o percurso do dinheiro. Uma edição da Desassossego, nas bancas desde março.

Do que fala
Neste livro, a economista Dharshini David expõe as complexas relações que o dinheiro movimenta para chegar ao âmago de como o mundo globalizado funciona, mostrando quem detém o poder e o que isso significa para todos nós. Em a “Geografia do Dinheiro”, a autora aborda o que está por detrás da economia, e porque é que o dólar é “a alma da globalização” e o que mantém a economia a funcionar. “Metade das notas circulam fora dos EUA e muitos desses dólares estão na posse da China. Mas o que acontece quando o nosso dinheiro se movimenta à volta do mundo e como é que isso afeta as nossas vidas?”, questiona-se.

Ao seguir a viagem de um dólar desde os subúrbios do Texas, através do banco central da China, pelos caminhos de ferro nigerianos e os oleodutos do Iraque, o livro revela algumas das  verdades económicas que estão por detrás daquilo que vemos nas notícias todos os dias: porque é que a China é o maior produtor de bens e os EUA o maior consumidor?; o comércio justo é realmente uma coisa positiva?

Quem escreveu
A britânica Dharshini David, 47 anos, é formada na Universidade de Cambridge, e trabalhou na área económica, primeiro para o Governo, depois para o setor bancário. Mas a sua carreira também está ligada aos media. Apresentou na BBC um programa diário a partir de Wall Street, Nova Iorque. Desde 2009 que fazia a cobertura financeira diária da City e que apresenta o programa Sky News Tonight. Voltou à BBC em 2018.

Temas Chave
Dinheiro, economia, sociedade

Ficha técnica
Título: A Geografia do Dinheiro
ISBN: 9789898892508
Edição: março 2020
Editor: Desassossego
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240

Comentários

Artigos Relacionados