Um livro que reflete o olhar de um economista sobre Portugal, a desigualdade, a pandemia e o quotidiano. O autor baseia-se em princípios económicos para apresentar um retrato de Portugal e do que pode ser feito para mudar o rumo do país. A edição é do Clube de Autor.

Do que fala
Recorrendo à economia, Luís Aguiar-Conraria aborda neste novo livro temas que vão do sexo às classes sociais, passando pela democracia popular, o racismo ou a importância da qualidade das escolas. O “A culpa vive solteira” aplica os instrumentos típicos do estudo económico para analisar as principais questões da nossa sociedade de forma clara e incisiva, e tenta responder a dúvidas como “Quais as causas da estagnação da economia portuguesa?”, “Como pode o nosso país atingir o seu máximo potencial?”, ou “Qual o impacto da pandemia?”, entre outras.

O primeiro capítulo do livro centra-se nas questões do quotidiano e engloba assuntos tão diversos como a variedade de ovos à venda ou a simulação de orgasmos; o segundo aborda os temas principais da economia nacional e internacional do século XXI; o terceiro, as desigualdades, discriminação e luta de classes e aspetos relacionados com as quotas femininas e o fosso salarial entre homens e mulheres; o quarto capítulo é dedicado ao impacto e consequências da pandemia; e o quinto, e último, apresenta retalhos da vida de um economista e inclui textos variados.

Em “A culpa vive solteira”, Luís Aguiar-Conraria mostra é possível escrever sobre economia de uma forma que qualquer pessoa, independentemente da sua formação, entende, e que é possível usar a ciência económica para analisar uma miríade de assuntos.

Quem escreveu
Luís Aguiar-Conraria é doutorado em Economia, na Cornell University, e fez a sua licenciatura e mestrado nas Universidades de Coimbra e do Porto. Atualmente é diretor do Departamento de Economia e professor catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A par desta vertente, também é autor de dezenas de publicações em revistas científicas internacionais e coautor de dois livros sobre a economia portuguesa.

Em 2011 foi distinguido com o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais. Tem sido presença regular na comunicação social como colunista de órgãos como o Expresso, Observador, Público ou Rádio Renascença.

Temas Chave
Economia, finanças, sociedade.

Ficha Técnica
Título: A culpa vive solteira
ISBN: 9789897245664
Edição: março 2021
Editor: Clube do Autor
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328

Comentários