Hackathon Mind The Tourism divulga vencedores

A ferramenta de previsão de dados para gestores do turismo venceu o Hackathon Mind The Tourism.
Já são conhecidos os vencedores do hackathon Mind The Tourism– Mind your Footprint, Mind Your Health, uma iniciativa do NEST – Centro de Inovação do Turismo, que tem como objetivo de mapear oportunidades de inovação no turismo e de promover a criação de soluções tecnológicas de base sustentável, prontas a testar no mercado.
Responsável pelo desenvolvimento de uma ferramenta de machine learning para a previsão de dados para gestores de empresas de turismo, em particular hotelaria, a equipa Hotel California foi a vencedora. O segundo lugar foi atribuído à Mosey, um marketplace que liga as pessoas à cultura, com experiências mais agradáveis através de um formato gestão de filas inteligente, e à EcoWay LX, uma aplicação que ajuda as pessoas a escolher e organizar experiências de viagens alternativas.
A par destas foram ainda distinguidas a Nøytrall, uma equipa que desenvolveu uma calculadora de emissões de carbono para medir o impacto das viagens por turista através das informações sobre o transporte, alojamento, refeições, entre outros; e a The Green Journey Challenge, um sistema gamificado para incentivar a uma utilização mais eficiente da água e da energia.
O hackathon Mind The Tourism teve a duação de 48 horas e envolveu, 75 participantes, de 9 nacionalidades. O desafio que lhes foi proposto foi o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em dados, dentro das áreas de sustentabilidade, segurança, saúde e bem-estar para o setor do turismo.
“Estamos confiantes de que muitas destas soluções terão um percurso relevante no mercado, mas mais do isso, queremos que a comunidade que se encontrou neste programa continue a crescer, a discutir tendências e a criar soluções para um turismo mais sustentável e com melhores respostas para a nossa saúde”, frisou Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
Esta segunda fase do programa Mind The Tourism – Mind your Footprint, Mind Your Health, organizado em conjunto com a Planetiers, a Universidade Nova de Lisboa, através da ToHo – Plataforma de Turismo e Hospitalidade, e do NOVA Impact, juntou mais de 180 pessoas da comunidade desde especialistas do setor, a PME, start-ups, passando pela comunidade académica, corporates e profissionais.