Robô distribui gratuitamente livros infantis pelo WhatsApp

A iniciativa faz parte do projeto “Leia para uma Criança”, do Itaú Unibanco e da Fundação Itaú Social. As empresas brasileiras estabeleceram uma parceria com a Take, a agência DPZ&T e o Facebook para distribuir os livros digitais através do WhatsApp.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas crianças, adolescentes e adultos estão isolados nas suas casas. Para promover a educação e o entretenimento dentro de casa, o Itaú Unibanco e a Fundação Itaú Social estabeleceram uma parceria com a empresa de tecnologia Take, a agência DPZ&T e o Facebook, para distribuir os livros gratuitos do projeto “Leia para uma Criança” através do WhatsApp.

“O Itaú queria trazer o projeto para o mundo digital e, acreditamos que o WhatsApp é poderoso, porque as pessoas já têm um pacote de dados ― o que facilita o download”, explicou Philemon Mattos, diretor de novos negócios e parcerias da Take.

Estão disponíveis sete livros em formato PDF: “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai; “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis; e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte; parte da coleção “Garotas Incríveis”, escritas e ilustradas por mulheres, “A canção dos pássaros”, de Zeca Baleiro, “Azizi, o Menino viajante“, de Conceição Evaristo; “A Menina das Estrelas“, de Tulipa Ruiz, e “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva.

Para ter acesso aos livros, o utilizador deve enviar uma mensagem via WhatsApp para o número 55 11 98151-1078.

Disponível desde o dia 1 de abril, o bot recebeu cerca de 6,8 milhões de mensagens de 565 mil pessoas. Os utilizadores descarregaram 2,88 milhões de cópias dos livros só entre 4 e 5 de abril. “É um robô especialista na distribuição de livros digitais”, conclui Mattos.

Comentários

Artigos Relacionados