A Ler: 13 livros para colocar na lista de Natal

Os livros continuam a ser um presente de excelência nesta altura do ano. Por isso, reforçamos as nossas sugestões de Natal com mais 13 títulos, multidisciplinares, que vão dos negócios ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Voltamos às sugestões de livros como um dos presentes possíveis para os apreciadores de boas leituras relacionadas com o mundo empresarial e não só. Assim, e depois de na semana passada termos apresentado uma listagem de 14 possíveis livros-presente que a TED considerou essenciais, esta semana fechamos a lista com mais 13 títulos.

Athena Rising: How and Why Men Should Mentor Women, por W. Brad Johnson e David Smith
Os autores fornecem o guia perfeito para ajudar os homens a serem os mentores que as mulheres precisam que eles sejam. Além disso demonstram como o mentoring – onde há um claro predomínio masculino – é uma luta na qual tanto eles como elas têm de se envolver, em conjunto.
– Gretchen Carlson (TED Talk: How we can end sexual harassment at work).

Re-inventing Organizations, por Frederic Laloux
Este livro – prático e ao mesmo tempo inspirador – fala sobre o emergir da autogestão como uma nova e futura forma de organização. Frederic Laloux mostra como várias instituições, que vão de lares de idosos a empresas de energia elétrica, reinventaram as suas práticas de gestão pura e simplesmente com base numa perspetiva diferente sobre como nos podemos relacionar. Resultado: os seus trabalhadores progrediram e as suas participações no mercado aumentaram.
– Hilary Cottam (TED Talk: Social services are broken. How we can fix them).

Tribal Leadership: Leveraging Natural Groups to Build a Thriving Organization, por Dave Logan, John King e Halee Fischer-Wright
Um dos aspetos mais desafiantes, gratificantes e surpreendentes de se ser professor é constatar quanto do seu pensamento, tempo e energia são despendidos a construir e a liderar uma equipa. Este livro faz parte de uma pequena lista de obras que vão além do modelo tradicional do professor/académico para tentar criar um ambiente de equipa em que estudantes super inteligentes trabalham em conjunto para resolver problemas super difíceis.
– Dustin Schroeder (TED Talk: How we look kilometers below the Antarctic ice sheet).

Powerful: Building a Culture of Freedom and Responsibility, por Patty McCord
Na qualidade de chefe de talento de longa data na Netflix e coautora do lendário documento “Netflix Culture Deck”, Patty McCord (8 lessons on building a company that people enjoy working for) escreveu um tratado incisivo contra as práticas tradicionais de RH. Em capítulos curtos, ela explica de que modo certas políticas (como pagar bem, demitir quem não seja A+ e formar funcionários sobre como as empresas operam) ajudaram a Netflix a tornar-se numa das empresas de media e de tecnologia mais bem-sucedidas do globo.
– Jason Shen (TED Talk: Looking for a job? Highlight your ability, not your experience).

Creative Change: Why We Resist It and How We Can Embrace It, por Jennifer Mueller
A pesquisa da professora e investigadora Jennifer Mueller sobre como reagimos a ideias novas e inovadoras teve um impacto tremendo no seu campo de atuação. Neste livro a psicóloga social cria um plano para superar a resistência à mudança.
– David Burkus (TED Talk: Why you should know how much your coworkers get paid).

The Heroine’s Journey, por Maureen Murdock
A maioria das histórias de vida foi escrita por e sobre homens de sucesso. Este livro ajuda a compreender os padrões profundos nos percursos de mulheres bem-sucedidas – mostrando o que leva ao sucesso, mas também à exaustão excessiva – e como podemos integrar as forças masculinas e femininas nas nossas vidas.
– Amel Karboul (TED Talk: The global learning crisis — and what to do about it).

Deep Work: Rules for Focused Success in a Distracted World, por Cal Newport
Nadamos em distrações como emails, mensagens de texto ou redes sociais, todos eles a agarrarem a nossa atenção. O autor (TED Talk: Why you should quit social media) dá-nos notas de esperança: colocar a nossa concentração e esforço na criação de trabalho de valor ainda é uma capacidade de primeira linha. Em seguida traça um caminho para que aqueles que possam ter perdido esta competência a possa recuperar.
– David Burkus (TED Talk: Why you should know how much your coworkers get paid).

Jugaad Innovation: Think Frugal, Be Flexible, Generate Breakthrough Growth, por Jaideep Prabhu, Navi Radjou e Simone Ahuja
Esta obra vai muito além de outros livros de negócios. Fala não só da necessidade de se ser ágil como também de se ser frugal em países em desenvolvimento, a fim de se adequar aos consumidores e ao contexto dessas nações. As suas linhas são extremamente esperançosas, ao mostrar como soluções simples e económicas podem mudar o mundo para melhor.
– Mileha Soneji (TED Talk: Simple hacks for life with Parkinson’s).

inGenius: A crash course on creativity, por Tina Seelig
Este livro mostra como todos são criativos. A autora fornece, através de exemplos do próprio trabalho, e de outros no campo da história do design thinking (TED Talk: The little risks you can take to increase your luck), uma variedade de ferramentas e técnicas que ajudam todos a descobrir o seu potencial criativo.
– Elise Roy (TED Talk: When we design for disability, we all benefit).

The Creative Habit: Learn It and Use It for Life, por Twyla Tharp
Dançarina e coreógrafa, Twyla Tharp é pragmática e verdadeiramente original. Esta obra é uma excelente fonte de conselhos testados em batalhas sobre trabalho árduo, sobreviver ao fracasso e viver uma vida criativa.
– Tim Harford (TED Talk: A powerful way to unleash your natural creativity).

US Army Survival Manual: FM 21-76, Departamento de Defesa dos EUA
Há muitos aspetos neste livro que se aplicam aos negócios e à vida, sobretudo no início. Um “excerto” do que espera o leitor: “Os maiores inimigos numa situação de sobrevivência e evasão de combate são o medo e o pânico. Se não forem controlados, podem destruir a sua capacidade de tomar uma decisão inteligente. Podem fazer com que reaja aos seus sentimentos e imaginação, e não à situação em que se encontra. Podem drenar a sua energia e, assim, causar outras emoções negativas. Formação prévia em sobrevivência e evasão, e autoconfiança, vão permitir que derrote o medo e o pânico”. No geral, os primeiros capítulos são lidos como um livro de negócios ou de psicologia pessoal se substituir o combate pelos negócios – ou até pela vida quotidiana.
– Chieh Huang (TED Talk: Confessions of a recovering micromanager).

Getting to Maybe: How the World Is Changed, por Frances Westley
Este livro da professora e consultora Frances Westley apresenta algo de novo a cada leitura. Mas a principal mensagem que surge na primeira vez que se lê é a de que, ao tentar mudar o mundo (em qualquer área de atuação), é importante parar de vez em quando e pensar bem no que está a fazer.
É possível mudar de planos, é possível alterar estratégias, é possível renovar. Por vezes estamos de tal forma envolvidos no que estamos a fazer e nos métodos que usamos para alcançar os nossos objetivos que nem nos apercebemos de que não está a funcionar.
– Patricia Medici (TED Talk: The coolest animal you know nothing about and how you can save it).

Taking the Work Out of Networking: An Introvert’s Guide to Making Connections That Count, por Karen Wickre
Quem diria que estabelecer ligações com terceiros para a nossa carreira avançar poderia ser tão autêntico e recíproco? Nesta leitura prática e agradável, Karen Wickre revela um novo tipo de networking para o nosso mundo digital cada vez mais transacional. Cheio de ideias e dicas úteis, em especial no que diz respeito às redes sociais, este é o livro perfeito para qualquer pessoa que está a passar por uma mudança de carreira ou a considerar tal mudança. (Leia um excerto aqui.)
– Chip Conley (palestra TED: What baby boomers can learn from millennials at work — and vice versa).

Comentários

Artigos Relacionados