Opinião
A mudança já está a acontecer!

Passados dois anos da entrada em vigor da Lei n.º 62/2017, de 1 de agosto, comumente conhecida como “Lei das Quotas”, os progressos já são visíveis em termos de paridade de género nos Conselhos de Administração nas empresas sujeitas àquela lei.
Recentemente, foi publicado o resultado de um projeto de investigação denominado por “Women on Boards: An Integrative Approach / Mulheres nos órgãos de gestão das empresas: uma abordagem integrada”, o qual demonstra, de forma quantitativa, a evolução que tem vindo a registar-se nas empresas cotadas e do Setor Empresarial do Estado*.
Nas empresas cotadas em bolsa, podemos observar 22% de mulheres em órgãos de administração e uma mulher presidente da Comissão Executiva no corrente ano de 2019. Estes números eram, há um ano, de 18% e 0%, respetivamente.
No caso do Sector Empresarial do Estado, os números são mais animadores, havendo 37% de mulheres em cargos executivos em 2019.
Os dados revelados já demonstram assim o impacto positivo da nova legislação sobre o tema, assim como o resultado do awareness que tem vindo a ser disseminado sobre o mesmo. Ainda que a mudança já esteja a acontecer, ainda há um longo caminho a percorrer, incluindo no que se refere à adoção destas boas práticas de representação (mais) equilibrada de género, por parte de empresas que não estão submetidas a exigências legais em termos de quotas.
O Programa Executivo Women on Boards, desenvolvido pela VdA Academia, visa continuar este percurso de capacitação de mulheres para o exercício de funções de gestão e liderança, contribuindo para que a ascensão a cargos de liderança não seja uma decorrência de um regime de quotas, mas baseada em critérios de meritocracia. Visa, ainda, contribuir para criação de um maior awareness, alavancando também a mudança de mentalidades, sobretudo das mulheres, que por vezes, contribuem para a criação dos seus próprios “telhados de vidro”. É um programa diferenciador, apresentando uma combinação de temas rara de encontrar, e que terá a sua quarta edição já neste mês de novembro, em Lisboa.
Ao longo de cinco dias serão abordados conteúdos de gestão, jurídicos e comportamentais, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos e competências em áreas fundamentais para o exercício bem-sucedido de funções em órgãos de administração e fiscalização. Num registo de proximidade e de partilha, as participantes terão também oportunidades de networking com oradores convidados e com keynote speakers com grande experiência de liderança, ficando a conhecer o seu percurso e os desafios que enfrentam enquanto gestores.
O programa pretende contribuir para o desenvolvimento de uma matriz de conhecimento alargado, completo e essencial para a resolução de situações da prática de gestão e, por essa via, dar resposta a um dos novos desafios que, tanto o tecido empresarial português como os diversos organismos públicos atualmente enfrentam. Saiba mais via womenonboards@vda.pt.
* Vide o resultado integral do projeto “Women on Boards: An Integrative Approach / Mulheres nos órgãos de gestão das empresas: uma abordagem integrada”.