Portugal Ventures abre call para start-ups na área do turismo

As start-ups com projetos na área do turismo podem candidatar-se à nova call da Portugal Ventures. As inscrições estão abertas até 16 de setembro.
A Portugal Ventures anunciou em comunicado abertura de uma nova call dedicada ao turismo. A iniciativa visa procurar projetos (tecnológicos e não tecnológicos) que “contribuam para os objetivos estratégicos de desenvolvimento do turismo em Portugal, quer quanto à sustentabilidade quer quanto ao alargamento do turismo ao longo do ano e ao longo do território”, referiu aquele organismo.
De acordo com a informação disponibilizada os projetos elegíeis devem ser “promovidos por empresas já constituídas ou a constituir, localizadas em Portugal (continental ou ilhas), em fase seed, start-up ou early stage, e que tenham, até ao momento do investimento, menos de sete exercícios económicos completos, desde a data de início da atividade”.
As candidaturas podem ser efetuadas até ao dia 16 de setembro. Nesta call, a Portugal Ventures garante um “novo processo de análise mais célere e mais simplificado: 15 dias após a submissão das candidaturas os promotores são convidados a apresentar o projeto a um painel de avaliação, que terá mais 15 dias para decidir sobre a apresentação de uma proposta de investimento”, explicou.
Entretanto, a Portugal Ventures divulgou também o investimento de 3 milhões de euros em quatro novas start-ups que resultaram da primeira edição da Call Tourism: Oliófora, XLR8, Homeit e Tripwix. A primeira faz extracção de óleos vegetais prensados a frio de alta qualidade e tem uma unidade de produção de cosméticos naturais destinados à indústria hoteleira. Já a XLR8 desenvolveu um software para prever a ocupação diária, mensal e anual de uma unidade hoteleira, fornecendo ferramentas e relatórios que ajudam a otimizar o preço de venda e a disponibilidade de quartos ao mesmo tempo que permite maximizar o crescimento da receita.
Por sua vez, a Homeit criou uma fechadura inteligente que abre as portas através de um código ou através da app, permitindo anular o uso da chave tradicional nos hotéis ou outro tipo de alojamento turístico, enquanto a Tripwix é uma marca de viagens de luxo que funciona como uma agência de viagens on-line onde todos os alojamentos são sujeitos a elevados padrões de curadoria
A par destes quatro novos investimentos, a Portugal Ventures está ainda negociações com promotores de mais oito projetos “com boas perspetivas de serem concluídas com sucesso”, revelou.