10 passos imprescindíveis para criar um negócio online

Se quer criar um negócio online, então este artigo é para si. Siga as recomendações para ter uma empresa de sucesso no mundo digital.

Fazer compras há muito que deixou de ser sinónimo obrigatório de se levantar da cadeira e sair de casa ou do escritório para se deslocar até um centro comercial e entrar numa loja. Hoje são as lojas que vêm ao encontro dos consumidores. Sentados ao computador ou com um smartphone na mão, à distância de um clique podemos comprar os mais variados produtos e serviços, desde as compras mensais para a casa, até roupa e sapatos, bilhetes de cinema, entre muitos outros artigos.

As vantagens são inúmeras, tanto para os consumidores – que têm mais liberdade de escolha e decidem quando, onde e como querem comprar, além de poderem comparar preços mais facilmente -, como para empresas – que ganham acesso a clientes de todo o mundo, uma loja aberta 24 horas por dia e conseguem preços mais competitivos ao encurtar a cadeia de valor através da redução de intermediários.

Se pretende criar uma empresa online, siga estes dez conselhos que foram enumerados pelo site Entrepreneur.

  1. Determine o produto ou serviço que pretende comercializar

Se quer começar com o pé direito, decida desde o início a abordagem que dará ao seu negócio. O sucesso da sua empresa depende deste primeiro passo. Não se trata apenas de ter uma noção do que quer comercializar, deve fazer uma investigação para descobrir se a sua ideia é viável. Isso implica analisar a sua possível competência para determinar se será capaz de oferecer algo melhor do que a concorrência.

  1. Escolha um nome atrativo

A sua empresa apresentar-se-á principalmente através de um site na Internet. Por esse motivo, é altamente recomendável que escolha um nome que esteja disponível como um nome de domínio. Tente que seja uma palavra curta ou uma frase fácil de se lembrar.

  1. Invista em formação

Evite cometer erros que impeçam de seguir com os seus objetivos. Se quer que a sua empresa seja consolidada e permaneça estável durante um longo tempo, deve investir em formação. Na Internet existem cursos muito completos, tutoriais e manuais profissionais que irão ajudá-lo a gerir adequadamente o seu negócio e a alcançar o sucesso mais rapidamente.

  1. Encontre o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal

Se a sua vida pessoal estiver a funcionar corretamente, a sua empresa terá mais probabilidades de ser bem-sucedida. Uma pessoa equilibrada tende a tomar as melhores decisões a nível profissional. Para seu próprio bem e para o do seu negócio, aprenda a separar o seu trabalho de sua vida pessoal.

  1. Contrate um gestor negócios

Mesmo que o seu negócio esteja no mundo virtual, terá de pagar impostos como qualquer outra empresa. Estar ciente das questões financeiras pode levar tempo e distraí-lo dos seus principais objetivos. Para que as suas obrigações fiscais não representem um obstáculo, é melhor contratar um serviço de gestão de negócios on-line.

  1. Defina um limite de gastos

Desde o início, analise o seu orçamento e determine quanto pode gastar. Devemos ser muito realistas nesta questão, pois é possível que os ganhos demorem um pouco mais a chegar. Na Internet, pode-se fazer muito com relativamente pouco dinheiro. É só uma questão de investir com inteligência.

  1. Faça um registo de todos os seus movimentos

É sempre bom anotar todas as ações que toma na construção do seu negócio. Desta forma, pode facilmente determinar os seus erros e sucessos. E se quer fazer com que o seu negócio online cresça, todas as informações reunidas ajudá-lo-ão a replicar a mesma fórmula num novo projeto.

  1. Não tente fazer tudo sozinho

Não queira fazer tudo novo e diferente. Analise o que funcionou com outras pessoas. É muito provável que também funcione consigo. Deve investir em ferramentas e serviços que o ajudarão a executar tarefas complicadas em pouco tempo e com menos esforço. Caso contrário, acabará frustrado e provavelmente desistirá.

  1. Invista em campanhas publicitárias

Aloque uma parte do seu orçamento em publicidade, de forma a que consiga obter alguns lucros e dê a conhecer a sua empresa.

  1. Use as redes sociais

Mas não se trata apenas de investir em publicidade e esperar de braços cruzados que as pessoas venham ter consigo. Participe ativamente para que angarie o maior número possível de utilizadores. As redes sociais são excelentes meios de promoção e, o melhor de tudo, os mais populares são gratuitas. Use-os a seu favor.

 

Comentários

Artigos Relacionados