Governo estadual do Paraíba quer instalar incubadora em Portugal e assina com MUDA
Para impulsionar a internacionalização das empresas tecnológicas da Paraíba, Brasil, o governo estadual fechou parceria com o hub digital MUDA.
O Governo da Paraíba, no Brasil, através da sua Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), firmou um protocolo de cooperação com o português MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa. Assinado na semana passada, em Lisboa, o acordo prevê a criação de um hub digital do Paraíba no MUDA – o MUDA Paraíba/Brasil -, situado no Espaço Amoreiras.
De acordo com as informações divulgadas pelos representantes do governo do Paraíba envolvidos no acordo, o novo hub servirá de ponto de ligação para projetos, formações e parcerias entre o Brasil e a Europa. Programas de formação e capacitação digital para gestores, servidores públicos e cidadãos; criação de redes e parcerias entre governo, universidades, empresas e organizações da sociedade civil; projetos de inovação tecnológica e laboratórios de empreendedorismo digital, entre outras são algumas das ações previstas no âmbito desta parceria.
O protocolo entre as duas entidades contempla também a criação de iniciativas conjuntas como, por exemplo, a Conferência Internacional de Transformação Digital, com realização agendada para 2026, no Paraíba.
Refira-se que este ano, este Estado brasileiro fez-se representar com 23 start-ups na Web Summit, e um stand próprio. Além disso, também esteve presente na 2.ª Conferência Internacional Nações Inteligentes, organizada pelo MUDA, no final da semana passada, um evento que reuniu líderes e especialistas dos países lusófonos para discutir como a tecnologia e a inteligência artificial podem dinamizar as economias.








