Comissão Europeia recolhe contributos sobre o Quantum Act até 26 de novembro
Está a decorrer uma consulta pública para definir o futuro do Quantum Act, uma iniciativa legislativa que visa apoiar a inovação, a competitividade industrial, a resiliência da cadeia de abastecimento e a segurança.
A Comissão Europeia tem em curso uma consulta pública, até 26 de novembro, para auscultar a opinião de especialistas, empresas e investigadores sobre o futuro quântico da Europa. Em causa está o Quantum Act, um quadro legislativo, previsto para 2026, concebido para reforçar o ecossistema quântico da União Europeia e impulsionar a sua industrialização.
Lançada em julho de 2025, a Estratégia Quântica, que tem como meta tornar a Europa líder nesta área até 2030, será complementada com o quadro legislativo e para elaborar essa lei a Comissão Europeia está a recolher contributos para definir as prioridades, como o apoio a start-ups, infraestruturas de investigação e o desenvolvimento de competências.
Podem participar nesta consulta desde autoridades nacionais, agências europeias e operadores das infraestruturas de computação de alto desempenho, a empresas, PME e start-ups, centros de investigação, universidades e especialistas em quântica. Os contributos devem ser enviados para plataforma Have Your Say até 26 de novembro (próxima quarta-feira).








