AWS re/Start expande programa de formação em competências da cloud a Braga
Depois de Lisboa, Porto e Matosinhos, o programa de formação AWS re/Start vai abrir novas turmas nestas cidades e chega pela primeira vez a Braga através de parceiros locais.
A Amazon Web Services (AWS) anunciou a expansão do programa AWS re/Start em Portugal, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências em computação em cloud e facilitar o acesso a oportunidades de emprego para os participantes. Além de abrir novas turmas em Lisboa, Porto e Matosinhos, a partir de 2025 será alargado à cidade de Braga.
O programa, que não exige experiência técnica prévia e é totalmente gratuito para os candidatos, foca-se em ajudar pessoas desempregadas ou subempregadas a iniciarem uma carreira na área da tecnologia.
Desde o seu lançamento em Portugal, em 2023, o AWS re/Start já organizou nove turmas, e fortaleceu o compromisso com a formação de competência digitais.
“O AWS re/Start foi concebido para abrir portas no setor tecnológico, independentemente do histórico ou experiência prévia dos participantes”, afirma Tejas Vashi, líder global do programa re/Start na AWS. “O nosso programa é sobre criar oportunidades e capacitar indivíduos com as competências necessárias para uma carreira de sucesso na área da computação cloud”, acrescenta.
Através de cursos teóricos, laboratórios práticos e cenários baseados em casos reais, os formandos desenvolvem competências técnicas necessárias para funções iniciais e de nível intermédio na área da cloud. O AWS re/Start também inclui formação em competências profissionais, como a criação de currículos e preparação para entrevistas, ajudando os participantes a estarem prontos para variadas situações profissionais, como reuniões com empregadores e entrevistas de emprego.
A AWS tem colaborado com duas organizações locais para potenciar o programa AWS re/Start e criar um portefólio inclusivo de novos talentos na área da cloud.
Um dos principais parceiros é a Code for All, cujas turmas são todas online o que permite que os candidatos possam estar em qualquer lugar do país. O foco da Code for All está nos cidadãos desempregados. Através do programa, os participantes recebem formação AWS re/Start e especialização na área da cloud.
Outro parceiro é o CESAE Digital, que oferece o programa AWS re/Start como parte de um currículo abrangente, que inclui pelo menos três meses de estágio. O programa completo, oferecido em modelos presenciais e híbridos, tem a duração de 27 semanas e forma os alunos como administradores de computação cloud e redes. O CESAE Digital lançou a sua primeira turma em outubro de 2023, no Porto, e desde então já teve quatro turmas (duas no Porto, uma em Matosinhos e outra em Amarante), estando presente maioritariamente no norte do país, com expansão para Braga e Lisboa em 2025.








