Driving Urban Transitions abre concurso para apoiar inovação e investigação

O concurso financiará projetos de investigação e inovação que abordem desafios urbanos para ajudar as cidades na sua transição para uma economia e funcionamento mais sustentáveis. Inscrições até 14 de novembro.
Projetos promovidos por consórcios transnacionais centrados em desafios urbanos, para ajudar as cidades na sua transição para uma economia e um funcionamento mais sustentáveis, podem concorrer ao concurso DUT – Driving Urban Transitions. A iniciativa resulta de uma parceria europeia no âmbito do programa comunitário Horizonte Europa (2021-2027), criada pela Comissão Europeia, pelos países-membros e por organizações nacionais, e visa enfrentar os desafios da transição urbana, envolvendo comunidades regionais, municipais e locais, apoiando projetos de investigação e/ou inovação. Aliás, a DUT ambiciona criar uma comunidade em torno das transições urbanas e estabelecer uma plataforma de investigação e inovação que permita que as cidades se tornem mais inclusivas e habitáveis.
O concurso DUT – Driving Urban Transitions reúne desafios distintos, com base nos três eixos estratégicos da DUT: TP Circular Urban Economies Pathway (CUE), TP 15-minute City Pathway (15mC) e TP Positive Energy Districts Pathway (PED).
Atualmente, a DUT reúne mais de 60 organizações, de 27 países, entre as quais agências nacionais de apoio à investigação em ciência e tecnologia e organismos responsáveis por políticas de desenvolvimento regional/urbano, como são o caso das entidades portuguesas Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Direção-Geral de Energia e Geologia e Direção-Geral do Território.
A propósito do concurso, a DUT realiza no dia 10 de setembro uma sessão informativa online, durante a qual os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos representantes nacionais e regionais do evento.