Opinião

Relações públicas: a chave para angariar a sua próxima ronda de investimento

Clara Armand-Delille, fundadora e CEO da ThirdEyeMedia

Relações públicas (RP) ou assessoria de imprensa é o conjunto de atividades que gere a comunicação e a relação entre a empresa e os seus stakeholders, nomeadamente os media, o consumidor e o público geral.

Ao contrário do Marketing, que pretende promover um produto/serviço com o objetivo de gerar vendas, RP tem como foco criar e manter uma reputação positiva da empresa.

E de que forma é que as ações de RP podem ajudar a atrair investidores para a sua start-up?

Em primeiro lugar, a assessoria de imprensa gera brand awareness. Numa primeira instância, o objetivo de um RP será dar a conhecer a empresa ao mercado, isto é, apresentar a história da empresa (como nasceu a ideia), os fundadores (qual o seu background) e a proposta de valor do produto/serviço (o que é que vai acrescentar ao mercado).

Para este efeito, existem várias estratégias que se podem implementar, no entanto, emitir um press release é a mais comum. O comunicado de imprensa permite disseminar uma mensagem homogénea aos media que vai chegar aos leitores. Graças às redes sociais, atualmente é possível ampliar estas mensagem e alcançar um público alvo ainda mais abrangente para que a sua empresa passe a ser conhecida e (quem sabe) chame a atenção de potenciais investidores.

As ações de RP atribuem credibilidade à sua empresa. Captar a atenção de um jornalista, na era da informação em que as redações são confrontadas com um volume elevado de notícias e acontecimentos, não é tarefa fácil e requer expertise, especialmente se a sua start-up estiver ainda no início de vida. No entanto, depois de conquistado o seu primeiro artigo nos media a credibilidade do seu negócio aumenta junto do público alvo. Isto é, o jornalismo tem a capacidade de atribuir um selo de qualidade e proof of concept à sua start-up. À medida que for apostando na exposição mediática do negócio, aumenta também a confiança por parte dos seus stakeholders.

Estabelecer um estatuto de especialista e uma voz de autoridade no mercado faz também parte do leque de atividades da assessoria de imprensa. Se quer atrair investimento, terá de demonstrar um conhecimento profundo sobre o negócio e a indústria em que se insere. É, por isso, importante divulgar opiniões arrojadas e perspicazes sobre estes temas nos media através de artigos de opinião ou entrevistas.

Comentários
Clara Armand-Delille

Clara Armand-Delille

Clara Armand-Delille é fundadora da ThirdEyeMedia, uma agência de comunicação estratégica e de relações públicas para start-ups e empresas de capital de risco. A empresa apresenta um portefólio de projetos de sucesso que envolvem start-ups europeias e que consistem em campanhas de comunicação regionais e globais, lançamentos no mercado e anúncios de financiamento na Europa, EUA e América Latina. Apresenta-se como mentora de negócios e profissional de comunicação com foco em tecnologia e capital de risco. Conta com mais de... Ler Mais..

Artigos Relacionados