9 dicas para envolver a equipa e não fazer tudo sozinho

Está a começar um negócio, mas quer manter tudo sob controlo, pelo que envolve-se em todas as tarefas? Saiba que delegar tarefas não só ajuda os gestores a gerirem a sua carga de trabalho e a maximizarem a produtividade, como também auxilia os colaboradores a desenvolverem as suas capacidades.
Para qualquer empresário, especialmente quando está a começar um novo negócio, existe o perigo de tentar fazer tudo sozinho.
O medo de deixar de ter o controlo sobre todas as tarefas executadas pode ser difícil para alguns gestores, mas há estratégias capazes de tornar esta missão mais simples. O Entrepreneur reuniu nove dicas que o vão ajudar a delegar tarefas com sucesso.
1. Conheça a sua equipa
Se tem uma nova equipa, então faça questão de a conhecer; entenda as suas formas de trabalho, os seus pontos fracos – e fortes – e como comunicam, entre outros aspetos que considere importantes, de forma a que o trabalho daí em diante seja o mais harmonioso possível.
2. Partilhe a sua visão
Seja claro, conciso e transparente quanto à sua visão para a empresa e partilhe-a com toda a equipa. Desta forma, entenderão quais os objetivos a serem alcançados e como devem trabalhar.
3. Peça ajuda
Deixe que os seus colegas vejam o seu lado vulnerável – porque todos temos falhas e cometemos erros. Desta forma, dará a entender que é recetivo a ajuda e a novas ideias para aprimorar e acelerar a realização de uma tarefa. Esta sua abertura dará a entender aos seus colaboradores que são respeitados e valorizados.
4. Partilhe e desenvolva competências
Ao delegar tarefas em toda a equipa, irá garantir que quando alguém for de férias ou se ausentar todos saberão realizar qualquer tipo de trabalho. Isso pode criar um ambiente de trabalho harmonioso, onde todos se apoiam. Com esta mentalidade, as pessoas estarão aptas para tomar outras iniciativas e ajudar.
5. Dê feedback útil
Se der feedback, certifique-se que é útil e que trará mudanças na forma como os seus colaboradores trabalham. Apresente-lhes exemplos específicos para que possam melhorar e no que devem prestar especial atenção. Tente sempre mostrar-lhes onde estiveram bem. E lembre-se: seja transparente, calmo e, caso não seja percetível, faça questão de pôr mãos à obra e ajudar os seus colaboradores, para que percebam como melhor fazer o que lhes compete de uma próxima vez.
6. Lance ideias
Saiba que pode construir uma ‘cultura’ de resolução de problemas, tornando-se mais acessível . Se não quer que lhe sejam apresentados problemas por resolver, então peça à sua equipa que pense em soluções e ideias. Isto estimulará a sua motivação na descoberta de resoluções.
7. Seja específico e explique a razão de ser de uma determinada tarefa
Após perceber o porquê de uma dada tarefa é que os seus funcionários conseguirão trabalhar de forma mais eficaz. Ao partilhar instruções de um tarefa especifica (devendo sempre começar por explicar o seu fim/objetivo), estabeleça as linhas de autoridade e responsabilidade e seja claro quanto aos contactos e prazos. Reveja o trabalho quando estiver finalizado e dê feedback.
8. Utilize os seus pontos fortes a seu favor
Conheça a sua equipa, porque o ajudará a construir uma relação profissional mais estável e de confiança. Faça questão de combinar reuniões presenciais, de forma a perceber como estão todos e se gostam do trabalho que estão a realizar, e incentive-os, se for caso disso. É muito importante conhecer o outro lado e as suas limitações, de modo a não “despejar” só trabalho.
9. Seja mais consciente de si e das suas ações
Como empreendedor, é importante entender o seu impacto sobre os outros. Isso melhorará a sua capacidade de delegar de forma eficaz e de saber ouvir. Peça feedback à sua equipa e responda para que saibam que lhes dá atenção.