69% dos colaboradores que fazem horas extra têm menos probabilidades de atingir os objetivos

A utilização de ferramentas de inteligência artificial pode melhorar a eficiência operacional e aumentar os níveis de felicidade dos colaboradores em 6%, segundo novo relatório da Pipedrive.

Num setor onde a produtividade está associada ao número de horas de trabalho, a Pipedrive, um CRM de vendas fácil e eficaz para pequenas empresas, defende que o segredo do sucesso empresarial  reside no equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. De acordo com o relatório State of Sales and Marketing 2023/2024, que analisa os hábitos de trabalho e os fatores de sucesso das pequenas empresas, verifica-se que 69% dos colaboradores trabalham horas extraordinárias. No entanto, aqueles que acumulam mais horas têm cerca de 10% menos probabilidades de atingir os seus objetivos.

“Estes dados reforçam a ideia de que um maior número de horas de trabalho não se traduz necessariamente em melhores resultados”, refere a empresa em comunicado.

O relatório indica que um em cada dez profissionais que trabalham mais de 16 horas extra por semana acumulam uma carga horária superior a 60 horas semanais, sem que isso se traduza num melhor desempenho. Paralelamente, os dados mostram que os profissionais que evitam fazer horas extraordinárias estão mais satisfeitos e têm um equilíbrio mais saudável entre a vida profissional e pessoal. Quase metade dos profissionais (42%) que não trabalha mais horas, classificam este equilíbrio como “muito bom”, ao contrário que 12 % dos profissionais fazem horas extraordinárias.

Apenas um em cada três colaboradores sente o apoio da sua equipa de gestão. Este apoio está associado a um aumento de 13% na probabilidade de atingir objetivos anuais. Em 2024, 63% dos colaboradores que recebeu apoio alcançaram os seus objetivos. Além disso, estes colaboradores reportaram um nível mais elevado de satisfação com a sua entidade patronal. Ainda assim, as mulheres que se sentem apoiadas na sua carreira têm 32% mais probabilidades de atingir os seus objetivos.

O  relatório revela ainda que os colaboradores que utilizam a automatização sentem-se mais felizes e têm um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Isto equivale a um aumento de 6% nos seus níveis de felicidade. Além disso, a utilização de ferramentas de IA tem permitido às empresas aumentar a eficiência operacional, com os colaboradores que utilizam software de CRM a obterem, em média, um aumento de 4% na concretização dos seus objetivos, em comparação com os que não recorrem a este tipo de tecnologia, explica a empresa.

Comentários

Artigos Relacionados