87% dos profissionais de marketing estão preocupados com a substituição dos empregos pela tecnologia, diz Gartner

Os profissionais do setor de marketing temem que a IA Generativa venha a substituir empregos na sua área de atividade, revela uma pesquisa recente da Gartner.

Um estudo recente efetuado pela Gartner a 627 profissionais de marketing (entre agosto e setembro de 2023), descobriu que 87% dos profissionais de marketing receiam que a tecnologia, incluindo a inteligência artificial generativa, venha a substituir empregos na sua indústria. Talvez por isso, 89% dos profissionais de marketing estão preocupados com demissões nas suas empresas.

Conclui a Gartner que embora a maioria dos profissionais de marketing esteja relativamente otimista quanto à progressão na carreira e às skills necessárias, 55% referem ter expetativas de trabalho incompatíveis com as suas funções atuais. Este cenário agrava-se devido ao peso da tecnologia no mercado já que 61% dos profissionais revelam que se depararam com uma mudança tecnológica ou de processos nos últimos 12 meses. Estes profissionais referem ainda a instabilidade na liderança, com 20% a experimentar uma mudança recente na liderança senior de marketing.

De acordo com Iliyana Hadjistoyanova, diretora  do Gartner Marketing Practice, “estas descobertas devem ser um sinal de alerta para os CMO (Chief Marketing Officer), já que a incerteza ambiental, as expetativas de função incompatíveis e a carga de marketing podem levar ao esgotamento, bem como ao aumento do desgaste”.

Desta forma, aconselha,  “os CMO devem reorientar a sua estratégia de talentos e priorizar o desenvolvimento com um forte foco na melhoria de competências e na gestão da mudança para garantir que a sua função esteja preparada face às perturbações contínuas”.

O Gartner Marketing Talent Survey, refira-se, explora a forma como os CMO podem assegurar que as suas funções estão preparadas para o futuro no meio da incerteza ambiental e da complexidade técnica que se adivinha.

Os resultados adicionais de uma outra pesquisa Gartner (realizada entre maio e junho de 2023) envolvendo 405 líderes de Martech constatou que 63% relatam que o marketing não possui as habilidades técnicas para integrar e operar com sucesso algumas das tecnologias. 50% dos profissionais concordam que a Martech é complicada e difícil de usar, enquanto dois terços salientam que a aprendizagem retira tempo das responsabilidades do dia a dia.

Segundo Iliyana Hadjistoyanova é crucial que os CMO se alinhem estreitamente com os seus líderes Martech para estabelecer planos de desenvolvimento de talentos que não apenas avaliem, mas também abordem essas lacunas de competências. Os investimentos em Martech têm um impacto direto na experiência dos funcionários e os CMO devem pesar esses custos e benefícios”. Numa análise outra análise Gartner com 822 executivos de empresas, e realizada entre setembro e novembro de 2023, verificou-se que 26% dos líderes de marketing planeiam fazer reduções de pessoal, devido à IA Gen, em 2024.

“Ao desenvolverem planos robustos de talentos que incorporem o uso de IA Generativa e trabalhar para aumentar a preparação de competências, os CMO podem mitigar o impacto no bem-estar dos funcionários, levando ao envolvimento e retenção geral. Essas etapas práticas devem abordar a transição de funções e a formação adequada dos funcionários, bem como cobrir mudanças de tecnologia e processos relacionadas com a adoção de inteligência artificial generativa”, conclui a diretora do Gartner Marketing Practice.

Comentários

Artigos Relacionados