Mais do que uma ideia, abrir um negócio requer conhecimento, direção e ação. Aqui estão alguns livros que lhe podem dar os insights de que precisa para lançar a sua própria empresa.

Criar uma start-up não tem de ser um bicho de sete cabeças. É possível aprender mais sobre o universo dos negócios com base na experiência de quem já obteve sucesso.

A pensar em todos os que querem lançar o seu próprio negócio, o Business Today partilhou cinco livros que falam sobre start-ups, características dos empreendedores e  gestão de projetos disruptivos.

1. De Zero a Um, de Peter Thiel e Blake Masters
Para qualquer empresário, a maior ameaça é sempre a concorrência. E no entanto, todos os dias, em todo o mundo, nascem milhares de negócios num contexto onde a concorrência já existe e é feroz. Mas o que leva um empreendedor a dar um tiro no pé logo à partida? Peter Thiel, o lendário fundador da PayPal, quando criou a empresa, em 1998, sabia que não havia concorrência à altura e quatro anos depois vendeu-a por 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros).

O princípio que o guiou determinou todos os investimentos que viria a fazer. Foi o primeiro a entrar no capital do Facebook e fundou o LinkedIn, o Airbnb e o Palantir, só para citar as mais conhecidas. Em todos os casos, partiu do “0” (zero concorrência) para o “1” (número um no mercado). Como? Apostando em tecnologias que permitiam acrescentar valor, onde antes não havia nada. O modo como repetiu os sucessos e a raiz da sua filosofia foram explicados num pequeno curso na Universidade de Stanford. Um dos seus alunos, Blake Masters, começou a tirar apontamentos e a publicá-los na Internet. O sucesso foi tal (2,6 milhões de visualizações), que teve de pedir a Peter autorização para prosseguir. Nasceu assim De Zero a Um, uma versão refinada e trabalhada das aulas – o curso completo.

2. Lean Startup, de Eric Ries
O livro, que começou a mudar o mundo do empreendedorismo a nível internacional, criou um movimento global (94 cidades em 17 países) com empreendedores que se encontram regularmente para discutir esta nova metodologia de gerir start-ups e outras empresas. A abordagem de Eric Ries ensina a gerir empresas sem desperdício, a inovar continuamente e a corrigir rapidamente a direção do negócio antes que seja tarde demais, desafiando os empreendedores e empresários a serem mais inovadores e a gerirem melhor o tempo, de forma a conquistarem o sucesso mais rapidamente.

3. Hooked, de Nir Eyal
Nir Eyalin Hooked revela como empresas de sucesso criam produtos excepcionais. Por que algumas coisas nos envolvem por hábito, enquanto outras não chamam a atenção? Eyal descreve o fenómeno com um ‘Modelo Gancho’, um processo de quatro etapas que influencia sutilmente o comportamento do cliente. O livro é um guia para a construção dos melhores produtos. Ele foi escrito para gestores de produto, designers, profissionais de marketing, fundadores de start-ups e para qualquer pessoa que procure entender como os produtos influenciam o comportamento humano.

4. O Lado Difícil das Coisas Difíceis, de Ben Horowitz
Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz, é um dos empreendedores mais respeitados e experientes de Silicon Valley. É também autor de um blog com mais de 10 milhões de leitores. Neste livro, oferece conselhos essenciais sobre como construir e gerir uma start-up. Embora muitas pessoas falem sobre como é fantástico começar uma empresa, muito poucas são honestas sobre como é um processo difícil.

Ben Horowitz analisa os problemas que os empresários enfrentam diariamente, partilhando as aprendizagens que foi absorvendo à medida que desenvolvia, geria, vendia, comprava, investia e supervisionava empresas tecnológicas. Tendo sido fanático por rap toda a sua vida, ele empodera as suas lições de negócios com algumas rimas das suas canções favoritas, contando tudo cruamente: desde demitir pessoas e despromover amigos, até à contratação de pessoas aos seus concorrentes; desde ter um bom local de trabalho até ao “como criar a sua cultura de empresa”, desde cultivar e manter a sua mentalidade de CEO, até saber o momento certo para lucrar.

Com um humor muito especial, O Lado Difícil das Coisas Difíceis destina-se tanto a empreendedores veteranos, como àqueles que aspiram a ter o seu próprio negócio.

5. Comece a sua empresa por 100€, de Chris Guillebeau
Com trinta e poucos anos, Chris Guillebeau já visitou mais de 175 países. Porém nunca teve um “emprego a sério” ou um ordenado fixo. Tem antes um génio especial para transformar ideias em fontes de rendimento e usa o que ganha para suportar a vida aventureira que leva e ajudar os outros. Nas suas viagens já identificou mais de 1500 pessoas que lançaram negócios com investimentos bastante modestos (muitas vezes 100 euros ou menos), mas que lhes rendem cerca de 40 mil euros anuais. Desse grupo, decidiu destacar os 50 estudos de caso mais representativos. Em quase todos estes casos, pessoas sem qualquer qualificação específica descobriram, nos seus passatempos, características que podiam ser rentabilizadas e conseguiram mudar de vida, ter liberdade e uma maior realização pessoal. Este obra condensa lições preciosas daqueles que conseguiram.

Comentários