17 livros sobre empreendedorismo que pode ler num fim de semana

Acaba de lançar o seu negócio e sente que ainda tem muito para aprender, mas o tempo não corre a seu favor? Há uma série de livros pequenos, mas impactantes que podem ser a solução perfeita para que desenvolva outras capacidades essenciais e no menor espaço de tempo possível.
Independentemente da área em que está focado, saiba que há muitos livros que cobrem os mais variados setores. 17 membros do Forbes Coaches Council partilham as suas recomendações de leitura obrigatória para os empreendedores que acabam de lançar a sua empresa, mas que têm pouco tempo.
Os livros que se seguem contêm apenas 350 páginas, ou menos, e podem ser lidos num fim de semana – ou de uma só vez, dependendo da sua rapidez.
1. O E-Myth Revisited (Michael E. Gerber)
Este livro explica a razão pela qual a maioria das pequenas empresas acaba por fechar as portas, o que pode fazer e o papel que desempenha no crescimento da sua empresa. Também aprenderá sobre as diferentes fases pelas quais a sua empresa passará, desde a fundação até à fase mais madura do negócio. Por fim, ajudá-lo-á a compreender como o desenvolvimento de sistemas e processos é essencial para sustentar os seus negócios. Tudo é partilhado de uma maneira fácil de entender.
Sugestão de Rosie Guagliardo, Coaching da InnerBrilliance
2. The Difference Maker (John C. Maxwell)
Um ótimo livro que pode ser lido num fim de semana é o “The Difference Maker”. Este livro, de leitura fácil, aborda técnicas para conseguir alcançar o que quer no seu negócio. O livro é direto e não vende a ideia de que todos os problema têm uma solução rápida e “milagrosa”. No entanto, fala sobre técnicas simples que podem aliviar os dilemas da vida profissional.
Sugestão de Mika Hunter, Female Defender
3. The Outward Mindset (The Arbinger Institute)
Este é um livro cativante que está a mudar os paradigmas nas áreas de desenvolvimento de liderança e de gestão de mudança. Com foco num olhar que vai além de nós mesmos, “The Outward Mindset” oferece-nos passos simples, porém profundos, para melhorarmos as nossas próprias interações pessoais. Demonstra claramente como o foco nas metas dos outros tem um impacto positivo em toda a organização.
Sugestão de Jennifer Thompson, Deviant Thinking
4. The War of Art (Steven Pressfield)
O romancista Steven Pressfield fala do que mantém os pensadores criativos e mentes empreendedoras “presas” quando estão a lutar para terminar um projeto, seguir com uma ideia ou até mesmo começar um novo projeto. Diz-nos como vencer a batalha contra a “resistência” que nos impede de tomar medidas eficazes.
Sugestão de Matt Mills, Matt Mills Coaching
5. Traction (Gino Wickman)
“Traction: Get a Grip on Your Business”, por Gino Wickman, é um livro que qualquer empresário deve ler. O autor transforma conceitos que já existem há 100 anos em seis conceitos-chave – visão, pessoas, dados, problemas, processos e tração – para “colocar o seu negócio em ordem”. Esta obra é altamente recomendada para qualquer líder que queira ir além da sua visão nos negócios.
Sugestão de Sandi Mitchell, APEX Leadership Mastery
6. Relationomics (Randy Ross)
Randy Ross, conhecido pelo seu livro “Remarkable”, acaba de lançar um novo título chamado “Relationomics: Business Powered by Relationships”. Neste , estuda o valor dos relacionamentos nos negócios. Muitas start-ups fracassam porque não conseguem estabelecer os relacionamentos certos com os clientes e os membros da equipa. Os empreendedores devem entender o valor destes relacionamentos para terem sucesso nos negócios.
Sugestão de Ken Gosnell, CEO da Experience
7. Daring Greatly (Brené Brown)
Este livro mostra como a coragem de ser vulnerável transforma a forma como vivemos, amamos, somos pais e líderes. Brené Brown discute como ser vulnerável permite que o poder e a coragem sejam os nossos melhores aliados. Existe um poder na vulnerabilidade – o poder da autenticidade. Ser autêntico é a melhor lição de negócio para qualquer empreendedor aprender desde cedo.
Sugestão de Jon Dwoskin, The Jon Dwoskin Experience
8. Essentialism (Greg McKeown)
A maioria de nós aprende a dizer “sim!”, mas não funciona! “Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less”, de Greg McKeown, fornece-nos um roteiro para os poucos “sim” críticos. McKeown explica a importância de aprendermos a concentrar-nos nas coisas que são essenciais para o sucesso e a afastarmo-nos de tudo o que não interessa.
Sugestão de Brian Gorman, TransformingLives.Coach
9. The 4-Hour Workweek (Timothy Ferriss)
Esta é uma leitura rápida e divertida que ajudará os empresários a valorizar o seu tempo. Se ainda não teve oportunidade ler (está disponível em vários idiomas), Timothy Ferriss oferece um refrescante ponto de vista, e os conceitos podem ser implementados rapidamente para impedir que os empreendedores odeiem as suas vidas.
Sugestão de Christine Rose, Christine Rose Coaching & Consulting
10. Start With Why (Simon Sinek)
A vida de um novo empreendedor pode ser caótica, com muitas opções e oportunidades e pouca clareza e direção. Em “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”, Simon Sinek acaba com a desordem e resume-a à questão essencial: “Por que faz o que faz?” Uma vez esclarecido, pode decidir como fazer algo da melhor maneira e depois moldar o que fez. Imediatamente isso traz uma sensação de calma e foco.
Sugestão de Gabriella Goddard, Brainsparker Leadership Academy
11. Dare (Becky Blalock)
Os novos empreendedores precisam de reservatórios sustentáveis, de ousadia imparável e de uma confiança inabalável. Criar um negócio a partir do nada requer gigantescos saltos de fé. “Dare: Talk on Confidence, Courage, and Career for Women in Charge”, de Becky Blalock, ex-CIO da Southern Co, está repleto de grandes dicas de excelentes CEOs do sexo feminino.
Sugestão de Diana Furr, Champions of Destiny
12. The Big Leap (Gay Hendricks)
Mãos para baixo. O livro “The Big Leap: Conquer Your Hidden Fear and Take Life to the Next Level”, por Gay Hendricks, não fala apenas sobre a importância de trabalhar na área em que domina, mas também oferece uma visão sobre as barreiras para se chegar até lá. É uma leitura obrigatória para quem quer dar um salto na carreira ou no empreendedorismo.
Sugestão de Carol Parker Walsh, Carol Parker Walsh Consulting, LLC
13. The Obstacle Is the Way (Ryan Holiday)
Em “The Obstacle is the Way: The Ancient Art of Turning Adversity to Advantage”, a narrativa de Holiday destaca como vários líderes transformaram obstáculos em oportunidades, ao praticarem o estoicismo, a antiga filosofia grega de perseverança. Este livro ajuda a construir uma mentalidade crítica que o deve seguir desde cedo.
Sugestão de Sandy Schwan, Evolving Strategies LLC
14. The 15 Invaluable Laws Of Growth (John C. Maxwell)
Relevante e vital para os negócios e crescimento pessoal, o livro “The 15 Invaluable Laws of Growth: Live Them and Reach Your Potential”, Maxwell partilha as “leis” essenciais de crescimento que se aplicam a todas as áreas da vida. Com mais de 50 anos de sucesso em negócios pessoais, Maxwell partilha alguns conselhos de desenvolvimento de carreira valiosos e tangíveis que lhe permitiram alcançar os seus objetivos.
Sugestão de Erin Urban, UPPSolutions, LLC
15. Platform (Michael Hyatt)
Michael Hyatt tem o dom de simplificar os sistemas necessários para empreendedores, grandes empreendedores e pessoas se querem tornar mais organizadas. Platform: Get Noticed in a Noisy World é um guia passo-a-passo para aumentar a sua influência e construir uma carreira ou negócio financeiramente viável. Este livro pode definitivamente ser lido num fim de semana.
Sugestão de Frances McIntosh, Intentional Coaching LLC
16. Mini Habits (Stephen Guise)
“Mini Habits: Smaller Habits, Bigger Results” ajuda os empreendedores a desenvolverem bons hábitos. Às vezes, a parte mais difícil de ser empreendedor é dar o pontapé inicial e manter a motivação. Este livro leva-o de volta ao básico, ensina-o a começar de baixo e a trabalhar até que os novos hábitos façam parte do seu dia a dia.
Sugestão de Andy Bailey, Petra Coach
17. The Lean Startup (Eric Ries)
Se é empreendedor está a sair de um ambiente corporativo, o “The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses” é um livro de leitura obrigatória. Os ambientes corporativos treinam-nos para fazermos extensos testes de pré-lançamento e pesquisa, o que exige tempo e dinheiro para muitas start-ups. No mundo atual, os empreendedores precisam de adotar a prática de lançamento quando o produto é bom o suficiente para obter os melhores resultados.
Sugestão de Stacey Staaterman, Stacey Staaterman Coaching & Consulting