4 formas de usar a inteligência artificial para melhorar a cultura organizacional da empresa

Manter uma cultura organizacional saudável pode ser um desafio. Mas com a evolução da tecnologia, existem recursos que podem funcionar como verdadeiros “assistentes corporativos”. Conheça algumas formas de recorrer à inteligência artificial para melhorar a gestão e o planeamento interno da sua empresa.

Ao contrário do que se pensa, a maioria das falhas nos negócios não se resume a mudanças nos setores, circunstâncias imprevistas e a crises incontroláveis, mas sim a uma cultura organizacional não saudável.

Se anteriormente a avaliação da cultura organizacional das empresas focava-se, sobretudo, na relação destas com os clientes e nas suas necessidade, hoje em dia centra-se na forma como gerem a sua comunicação interna.

A Uber surge, por exemplo, como uma das empresas que sofreu as consequências de uma má gestão da sua cultura de trabalho. A concorrência, falhas na comunicação e rumores sobre assuntos relacionados com assédio sexual resultaram na perda de quase 200 mil utilizadores e numa perceção negativa da marca na ordem dos 27%.

No entanto, com os avanços da tecnologia, nomeadamente da inteligência artificial, e o desenvolvimento de softwares automáticos de feedback, é possível as empresas evitarem cenários de crise, ao avaliar os vários elementos relacionados com a sua cultura organizacional (emoções, sentimentos, confiança, cuidado, atenção para com os colaboradores, etc.).

O Entrepreneur reuniu algumas dicas para recorrer à inteligência artificial e melhorar a cultura organizacional da sua empresa.

1. Quantificar e monitorizar as emoções
Estudos revelam que uma das maiores dificuldades para os empreendedores tem sido conseguir avaliar reações e emoções, positivas ou negativas. Segundo uma pesquisa publicada no MIT Sloan Management Review, o software de reconhecimento facial através de inteligência artificial pode melhorar a avaliação das emoções no local de trabalho.

Com a adoção cada vez mais frequente do trabalho remoto, esta ferramenta tem sido integrada em assistentes inteligentes de reunião, para analisar as reações e emoções dos participantes.

2. Analisar o uso de palavras e os tons de comunicação
Mais de 30 milhões de pessoas usam diariamente o verificador de gramática Grammarly. Com o recurso Tone Detector, as empresas estão a usar o assistente de escrita para manter o tom da marca. O mesmo pode acontecer com os assistentes virtuais de reunião com tecnologia de inteligência artificial.

À semelhança da tecnologia de reconhecimento facial, a ferramenta bluecap utiliza o reconhecimento da voz e o processamento de linguagem natural para avaliar as emoções das pessoas através das palavras e do tom que utilizam ao comunicar.

Estes assistentes inteligentes podem acompanhar a comunicação na empresa, quer de forma física, como virtual. Através de integrações baseadas na Web, as empresas podem acompanhar os sentimentos dos colaboradores durante as reuniões virtuais.

3. Sincronizar os comportamentos dos funcionários durante o trabalho híbrido
Atualmente muitas empresas estão com dificuldades em descobrir uma maneira de manter a cultura organizacional da sua empresa saudável, tendo em conta que o futuro do trabalho passa pelo modelo hibrido.

Para sobreviver a esta era de mudanças vertiginosas, os gestores e empreendedores devem aceitar as máquinas inteligentes. Isso significa permitir que essas máquinas lidem com tarefas que podem provocar consequências e desequilíbrios nos humanos. Sincronizar os comportamentos dos funcionários quer nos espaços físicos, quer à distância é uma das missões.

Com os assistentes com inteligência artificial, cada funcionário é reconhecido e os seus usos de palavras, sentimentos e emoções são sincronizados com os seus ID. Desta forma, as empresas podem reconhecer padrões comportamentais, facilitar a investigação de condutas impróprias e evitar crises de reputação.

4. Obter uma visão abrangente
É natural que as empresas cresçam, se expandam e/ou se fundam com outras empresas com o passar do tempo. Quando as empresas se expandem ou se fundem, as diferentes culturas organizacionais podem entrar em choque. No entanto, com uma visão abrangente das culturas em fusão, a integração pode tornar-se pacífica.

Para obterem esta visão, as empresas devem recorrer aos assistentes de escritório de monitorização de cultura inteligentes que têm a capacidade de resumir as comunicações dentro e ao redor da pequenas, médias e grandes empresas em painéis visuais. Esses dashboards fornecem uma representação da cultura organizacional da empresa, funcionando como a base para um melhor planeamento e tomada de decisão.

Comentários

Artigos Relacionados