Quanto tempo perde em reuniões? Elas são realmente necessárias? Saiba identificar as reuniões prejudiciais e aumente a sua produtividade, seguindo estas três dicas de Satya Nadella, que considera que é necessário ouvir mais, falar menos e não ter medo de tomar decisões quando for o momento certo.

Se, por um lado, vários estudos apontam que bilhões de dólares são perdidos em reuniões inúteis. Por outro lado, é certo que um encontro bem organizado e objetivo pode ser muito mais produtivo do que uma troca infinita de e-mails.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, em entrevista ao Wall Street Journal, falou da sua técnica para ter reuniões mais produtivas. Na visão de Nadella há três regras que fazem toda a diferença na hora de reunir a equipa.

1. Ouça mais
Quando ouve, aprende. Para Nadella, dar luz verde a diferentes pontos de vista sobre assuntos delicados ajuda na melhor tomada de decisão. Além disso, o CEO acredita que as opiniões positivas sobre uma ideia ou um projeto são importantes para ganhar confiança no trabalho realizado.

2. Fale menos
Falar menos é diferente de não falar. Para falar menos, faça perguntas, seja conciso, recuse-se a fazer microgestão e deixe problemas menores para as outras pessoas resolverem. Comece a reunião à hora marcada e peça a opinião dos funcionários, aumentando o nível de atenção da equipa. Mas, se mesmo assim, sentir que está a falar mais do que o necessário, faça estas três perguntas a si mesmo: “Preciso mesmo de dizer isto?”, “Isto precisa de ser dito por mim?”, “Isto realmente precisa de ser dito por mim, agora?”. Se a resposta for negativa, não prolongue a reunião.

3. Seja assertivo
As duas primeiras dicas são importantes, mas dificilmente novos processos terão início se o CEO não liderar. Por isso, é importante aproveitar as reuniões para tomar decisões, definir tarefas e escolher os profissionais certos para cada tarefa.

Comentários