Nada como um fim de semana invernoso para colocar a filmografia em dia! Apresentamos-lhe 25 filmes que constam na biblioteca da Netflix e dos quais se pode ter esquecido, mas que não deve, nem pode, perder.

A Netflix tem uma elevada taxa de rotatividade na sua biblioteca de filmes e é fácil perder toda a variedade de oferta que o serviço fornece a qualquer momento. Com esta ideia em mente, o HuffPost compilou uma lista de filmes referência da última década, tendo como premissas deixar de fora originais da Netflix e ao mesmo tempo deixando de fora filmes super populares, como as sagas “Matrix” ou “Indiana Jones”. Ou seja, a ideia é recomendar filmes que receberam elogios da crítica na época em que foram lançados, mas que talvez já não estejam tão presentes na mente dos utilizadores.

“20th Century Women” (2016)
Nesta comédia dramática uma mãe solteira e os seus vizinhos mais novos ajudam a criar um menino em Santa Barbara, na Califórnia, durante o final da década de 1970. O filme teve uma nomeação para Óscar de Melhor Argumento Original.
Elenco: Annette Bening, Billy Crudup, Elle Fanning, Greta Gerwig, Alia Shawkat e Lucas Jade Zumann.

“The Master” (2012)
Neste drama psicológico um veterano de guerra sem rumo tropeça num culto religioso emergente em 1950. Obteve três nomeações para os Óscares: Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Melhor Ator Secundário (Philip Seymour Hoffman) e Melhor Atriz Secundária (Amy Adams). Paul Thomas Anderson realizou o filme e escreveu o argumento.
Elenco: Amy Adams, Laura Dern, Philip Seymour Hoffman, Rami Malek, Joaquin Phoenix e Jesse Plemons.

“Room” (2015)
Uma jovem mãe e o filho tentam escapar do cativeiro do homem que os mantém reféns e que viola frequentemente a mulher. Recebeu quatro nomeações para os Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, e Melhor Atriz, que Brie Larson ganhou.
Elenco: Sean Bridgers, Brie Larson, William H. Macy e Jacob Tremblay.

“Lincoln” (2012)
Neste drama de época o presidente Abraham Lincoln tenta acabar com a Guerra Civil nos Estados Unidos da América, e manter o país unido. Ganhou dois Óscares – Melhor Ator por Daniel Day-Lewis e Melhor Produção Artística – e obteve 12 nomeações no total (em categorias como Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado). Foi realizado por Steven Spielberg.
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, Jared Harris, Tommy Lee Jones e James Spader.

“A Separation” (2011)
Neste drama um casal em Teerão tem opiniões divergentes sobre deixar o país, o que os leva a mais dificuldades. Recebeu duas nomeações para os Óscares – Melhor Argumento Original e Melhor Filme Estrangeiro, que ganhou.
Elenco : Leila Hatami e Payman Maadi.

“Short Term 12” (2013)
Neste drama um conselheiro tenta ajudar adolescentes em risco na Califórnia, EUA. A película serviu como filme de estreia para muitas das maiores estrelas do cinema de hoje.
Elenco: Stephanie Beatriz, Kaitlyn Dever, John Gallagher Jr., Brie Larson, Rami Malek e Lakeith Stanfield.

“Moonlight” (2016)
Neste drama um negro homossexual procura figuras paternas e sente que deve suprimir a sua identidade enquanto cresce, em Miami, na Flórida. Obteve oito nomeações para os Óscares e ganhou três categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Secundário (Mahershala Ali) e Melhor Argumento Adaptado. Barry Jenkins realizou o filme e escreveu o argumento.
Elenco: Mahershala Ali, Naomie Harris, Andre Holland, Jharrel Jerome, Janelle Monáe, Trevante Rhodes e Ashton Sanders.

“Hell or High Water” (2016)
Neste thriller dois irmãos fazem uma série de assaltos a bancos, enquanto um Texas Ranger os tenta apanhar. Teve quatro nomeações para os Óscares: Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Ator Secundário (Jeff Bridges) e Melhor Montagem.
Elenco: Jeff Bridges, Ben Foster e Chris Pine.

“Frances Ha” (2012)
Nesta comédia dramática uma jovem mulher com ambições artísticas amadurece e torna-se artista em Nova Iorque. O filme recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro: Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Greta Gerwig). E foi a primeira parceria de coescrita entre Noah Baumbach e Greta Gerwig, hoje parceiros românticos. Noah Baumbach realizou o filme e coescreveu o argumento com Greta Gerwig.
Elenco: Adam Driver, Greta Gerwig, Grace Gummer, Mickey Sumner e Michael Zegen.

“The Lobster” (2015)
Nesta comédia absurda um homem recém-solteiro deve encontrar uma parceira no espaço de 45 dias ou será forçado a transformar-se numa lagosta.Teve uma nomeação para os Óscares, de Melhor Argumento Original. Yorgos Lanthimos realizou o filme e coescreveu o argumento.
Elenco: Jessica Barden, Olivia Colman, Colin Farrell, John C. Reilly, Léa Seydoux, Rachel Weisz e Ben Whinshaw.

“Steve Jobs” (2015)
Neste drama de época, Steve Jobs torna-se num dos líderes tecnológicos mais venerados da história, ignorando amizades e obrigações familiares. Obteve duas nomeações para os Óscares: de Melhor Ator (Michael Fassbender) e Melhor Atriz Secundária (Kate Winslet). Danny Boyle realizou o filme e Aaron Sorkin escreveu o argumento.
Elenco: Jeff Daniels, Michael Fassbender, Seth Rogen e Kate Winslet.

“Snowpiercer” (2013)
Neste thriller satírico o mundo congelou e apenas os ocupantes altamente segregados de um comboio sobrevivem. Permitiu ao realizador e argumentista Bong Joon-ho irromper nos EUA. Bong Joon-ho realizou o filme e coescreveu o argumento.
Elenco: Jamie Bell, Chris Evans, Ed Harris, Tilda Swinton, Kang-Ho Song e Octavia Spencer.

“The Little Hours” (2017)
Nesta comédia freiras quebram regras religiosas e causam estragos num convento.Tem um longo elenco de estrelas de comédia da década de 2010.
Elenco: Fred Armisen, Alison Brie, Dave Franco, Jemima Kirke, Kate Micucci, Nick Offerman, Aubrey Plaza, John C. Reilly e Molly Shannon.

 “Her” (2013)
Nesta comédia dramática especulativa um homem recém-solteiro numa cidade futurista apaixona-se por um sistema operacional do tipo Siri. Ganhou o Óscar de Melhor Argumento Original e teve quatro nomeações, entre as quais a de Melhor Filme. Spike Jonze realizou o filme e escreveu o argumento.
Elenco: Amy Adams, Bill Hader, Scarlett Johansson, Rooney Mara, Joaquin Phoenix, Chris Pratt, Kristen Wiig e Olivia Wilde.

“Spider-Man: Into the Spider-Verse” (2018)
Um filme animado de super-heróis onde um jovem Homem-Aranha negro descobre a existência de outros universos (e outros Homens-Aranha) que virão para o ajudar a salvar o seu universo. Ganhou a categoria de Melhor Animação nos Óscares de 2019. Phil Lord coescreveu o argumento.
Elenco: Mahershala Ali, Nicolas Cage, Kimiko Glenn, Kathryn Hahn, Brian Tyree Henry, Jake Johnson, Zoë Kravitz, Shameik Moore, John Mulaney, Chris Pine, Liev Schrieber, Hailee Steinfeld, Lily Tomlin e Lauren Vélez.

“Obvious Child” (2014)
Uma comediante em dificuldades tem uma gravidez acidental que a obriga a ter de lidar com a dura vida na cidade de Nova Iorque. Serviu para a comediante Jenny Slate emergir num papel de destaque.
Elenco: David Cross, Gaby Hoffmann, Richard Kind, Jake Lacy, Gabe Liedman e Jenny Slate.

“50/50” (2011)
Nesta comédia um homem descobre que tem tumores na coluna e um médico diz que ele tem 50% de hipóteses de sobreviver. Obteve duas nomeações para os Globos de Ouro: de Melhor Ator em Comédia ou Musical (Joseph Gordon-Levitt) e de Melhor Filme de Comédia ou Musical.

Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Philip Baker Hall, Bryce Dallas Howard, Anjelica Huston, Anna Kendrick e Seth Rogen.

“The Edge of Seventeen” (2016)
Nesta comédia de amadurecimento uma estudante do ensino secundário tem de encontrar um novo lugar no mundo quando a sua melhor amiga começa a namorar com o seu irmão. Teve uma nomeação para os Globos de Ouro, de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical (Hailee Steinfeld).
Elenco: Woody Harrelson, Haley Lu Richardson e Hailee Steinfeld.

“Drive” (2011)
Neste drama de ação um duplo de Hollywood também trabalha como motorista de fuga para criminosos violentos. Teve uma nomeação para os Óscares, de Melhor Montagem de Som. Realizado por Nicolas Winding Refn.
Elenco: Albert Brooks, Bryan Cranston, Ryan Gosling, Christina Hendricks, Óscar Isaac, Carey Mulligan, Ron Perlman.

“Burning” (2018)
Um drama psicológico em que um jovem da Coreia do Sul se depara com uma amizade complicada e enganosa. Fez parte da lista de filmes favoritos do presidente Barack Obama a partir de 2018.
Elenco: Yoo Ah-in, Jeon Jong-seo e Steven Yeun.

“Green Room” (2015)
Neste thriller de terror uma banda de punk rock testemunha acidentalmente o crime de um grupo de skinheads e, subsequentemente, torna-se no novo alvo da violência dos supremacistas brancos. Estabeleceu Jeremy Saulnier como um dos melhores realizadores contemporâneos de terror.
Elenco: Imogen Poots, Alia Shawkat, Patrick Stewart, Anton Yelchin.

“Personal Shopper” (2016)
Mais um thriller psicológico em que a personal shopper de uma supermodelo pensa que pode estar a receber mensagens do irmão morto. Recebeu o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes.
Elenco: Lars Eidinger e Kristen Stewart.

“Ex Machina” (2014)
Este é um thriller de ficção científica em que um programador testa as capacidades de um robô desenvolvido pela sua empresa, mas descobre que o robô pode ser mais poderoso que o pretendido. Ganhou o Óscar de Melhores Efeitos Especiais e recebeu uma nomeação para Melhor Argumento Original.
Elenco: Domhnall Gleeson, Óscar Isaac e Alicia Vikander.

“Other People” (2016)
Neste drama cómico um escritor homossexual de comédia regressa à sua casa conservadora para ajudar a cuidar da mãe, que está a morrer de cancro. O antigo coescritor do Saturday Night Live, Chris Kelly, escreveu este filme, que o ajudou a fazer o programa “Os Outros Dois” na Comedy Central (e que também conta com Molly Shannon).
Elenco: Maude Apatow, Jesse Plemons, Molly Shannon e Bradley Whitford.

“Don’t Think Twice” (2016)
Nesta comédia um grupo inseparável de improvisação precisa de aceitar o facto de os seus membros estarem a percorrer diferentes trajetórias de sucesso.Ira Glass coproduziu o filme, que tem um elenco de atores cómicos aclamados pela crítica.
Elenco: Mike Birbiglia, Chris Gethard, Gillian Jacobs, Keegan-Michael Key, Kate Micucci e Tami Sagher.

Comentários