Estimular a imaginação e a criatividade através da leitura é uma prática que muitos empreendedores adotam, também na busca de mais e mais conhecimento. Eis alguns exemplos de livros de negócios que devem fazer parte da sua lista de leitura para este ano.

Quem está no universo do empreendedorismo sabe o impacto que um bom livro de negócios pode ter nas opções estratégicas para os projetos em que se envolve. Adquirir conhecimento e novas ferramentas deve ser uma tarefa constante sob pena de perder o “comboio”, mas isso não significa ter de estar sempre a par das últimas novidades editoriais da área empresarial. Muitas vezes, reler alguns livros para recordar conceitos, aprimorar e solidificar conhecimentos adquiridos na primeira leitura, pode ser uma forma de se manter atualizado.

Uma vez que 2021 se adivinha mais um ano desafiante, o pressuposto para qualquer empreendedor poderá ser, ao invés de encontrar um novo objetivo, concentrar-se nos básicos de forma a solidificar conhecimentos e ir progredindo na carreira. Que tal começar pelos 11 livros avançadas pelo Entrepreneur. Fica a sugestão.

The 7 Habits of Highly Effective People, de Stephen Covey
Publicado pela primeira vez em 1989, este livro foi escrito por Stephen Covey, considerado um dos mais importantes consultores na área do autoaperfeiçoamento e fundador da Covey Leadership Center. O The 7 Habits of Highly Effective People é considerado um bestseller há mais de 20 anos, de acordo com a New York Times e propõe os 7 hábitos que cada um de nós precisa de adotar, para nos tornarmos bons líderes, empreendedores, pais e melhores pessoas, e de maneira a conseguirmos resolver, eficazmente, problemas que surjam no nosso dia a dia.

Awaken the Giant Within, de Tony Robbins
“Acorda e toma controlo da tua vida!” é o mote deste livro. Foi publicado em 1992 e é visto como um “clássico” para a área de desenvolvimento pessoal, que se propõe a uma análise profunda da filosofia por de trás do fenómeno do sucesso pessoal e profissional. Nesta obra, Tony Robbins apresenta algumas estratégias e técnicas eficazes, para conseguirmos controlar melhor as emoções, as relações interpessoais, as finanças, por exemplo.

Tribe of Mentors, de Tim Ferriss
Timothy Ferriss, considerado uma das “pessoas mais inovadoras no mundo dos negócios”, foi investidor e conselheiro da Uber, Facebook, Twitter e Alibaba e, atualmente, tem um podcast, “The Tim Ferriss Show”, que já ultrapassou os 200 milhões de downloads.

Em “Tribo de Mentores”, Ferriss apoia-se numa lista de perguntas que enviou a centenas de empresários de sucesso em diferentes áreas empreendedoras. O livro é, portanto, a compilação dessas mesmas respostas, onde, paralelamente, são oferecidos conselhos, táticas e hábitos, dos maiores e melhores empreendedores, atletas de elite, artistas e bilionários, de forma a que cada um de nós consiga, também, atingir os seus objetivos e transformar a nossa vida para melhor.

How To Win Friends and Influence People, de Dale Carnegie
O norte-americano Dale Carnegie foi treinador, escritor e orador e fundou aquela que é hoje uma rede mundial de mais de três mil escritórios, em mais de 90 países, que já formou um total de 9 milhões de pessoas. Através de estudos e relatos verídicos, o livro  quer ajudar a “salvar relações e negócios” um pouco por todo o mundo, tendo vendido mais de 30 milhões de exemplos.

Talent is Never Enough, de John Maxwell
Nesta obra,  o autor, John Maxwell conhecido como guru para empresários e profissionais de negócios, defende a ideia de que, além do talento, a contratação de novos profissionais, deve contemplar a experiência e o potencial, fatores que podem fazer a diferença. O livro apresenta 13 atributos que cada um de nós necessita ter para o nosso potencial e viver a vida dos nossos sonhos. “Podes ter apenas talento e ficar aquém do teu potencial. Ou podes ter muito talento e realmente destacares-te” é o mote desta obra.

Triggers, de Joseph Sugarman
Embora não seja um livro muito conhecido, esta obra revela várias estratégias de marketing com histórias engraçadas, tornando a leitura divertida, rápida e agradável.

Thick Face, Black Heart, de Chin-Ning Chu
Este livro aborda a filosofia oriental no mundo do marketing e como esta se aplica no mundo dos negócios. Natural de Taiwan e emigrante nos EUA desde 1969, Chin-Ning Chu iniciou a sua carreira na televisão, mas o seu nome é mais conhecido nas áreas do marketing e da consultoria empresarial e política. Nesta obra, a autora demonstra as melhores formas  para aplicar conhecimentos militares chineses no mundo competitivo dos negócios de hoje.

Scientific Advertising, de Claude Hopkins
Este livro contém princípios importantes que são comuns nas melhores performances de marketing nos dias de hoje, baseadas nas ideias de testes e medição da eficácia dos anúncios; na compreensão e uso de princípios de psicologia, na medição de eventuais riscos associados e na tentativa de eliminação dos mesmos e, sobretudo, compreensão daquilo que milhões de pessoas quer comprar.

The 48 Laws of Power, de Robert Greene
Publicado em 1998, rapidamente se tornou num bestseller internacional, traduzido em mais de 15 línguas e e com milhões de exemplares vendidos, este livro resume a história de milhares de anos de poder em 48 “leis” fulcrais e apoia-se em teorias de filósofos como Machiavelli, Sun Tzu e figuras históricas como Henry Kissinger e P.T. Barnum. Algumas das “leis” que este livro aborda, ensinam a importância da prudência, o valor da confiança e da auto-presevação. Mas de acordo com o autor, todas estas leis têm um aspeto em comum: o poder.

In Search of Excellence, de Thomas J. Peters & Robert H. Waterman Jr.
Este livro convida o leitor a refletir sobre o que é realmente preciso para que as suas empresas sejam as melhores no que fazem. Fala maioritariamente de sucesso, das histórias de empresas bem-sucedidas e das técnicas que estas usam para se destacarem, sendo deixado um aviso: “As empresas e os empreendedores devem estar cientes, sempre, da sua concorrência.”

Business Adventures, de John Brooks
“Aventuras de Negócios” é visto como uma referência por muitos bilionários, incluindo Bill Gates, uma vez que reúne histórias importantes empresas internacionais e como estas definiram a sua posição e notoriedade no mercado e no mundo dos negócios. É, no fundo, um livro de jornalismo financeiro que relata 12 histórias intemporais.

Comentários