Opinião
10 regras para ser o passageiro perfeito
Antigamente, viajar de avião não era para todos e as pessoas vestiam-se como no seu dia a dia social ou profissional quando podiam viajar.
Hoje as viagens são tão baratas que o vestuário é eclético e cada grupo social obedece a regras de vestuário diferentes. Não existem por isso regras de vestuário para viagens. No entanto, se viaja em negócios, é melhor vestir-se de forma elegante e confortável sem ir desleixado. A mala pode perder-se e assim estará pronto para participar numa reunião.
Mas ao viajar de avião nos dias que correm, ainda devemos cumprir uma série de regras de comportamento para garantir uma experiência agradável para todos os que vão a bordo. Aqui estão as 10 mais importantes, todas baseadas nos chamados 3 Bês, bom senso, boa educação e bom gosto:[1]
1.Facilite a vida dos assistentes de bordo. Eles têm muitas responsabilidades, desde ajudar os passageiros a encontrar o lugar e colocar a bagagem no compartimento adequado, arrumar a cabine, servir refeições e garantir a segurança dos passageiros, em caso de emergência. Seja compreensivo e educado com eles. Cumprimente quem o recebe com um sorriso ao entrar e despeça-se com um “obrigado/a” ao desembarcar.
2.Colabore a arrumar a bagagem. Ao colocar ou retirar a bagagem do compartimento superior, coopere com os outros passageiros e com os assistentes de bordo. Tente arrumar a sua bagagem, entrando para o lugar de coxia para não interromper a entrada dos outros passageiros. Se precisar de rearranjar objetos, peça licença e tenha cuidado para não mexer na bagagem de outras pessoas.
3.Não bloqueie o corredor. Se for sentado na coxia, tente não cruzar as pernas virado para esse lado para que os passageiros que tenham de ir à casa de banho não tenham de lutar com a sola do seu sapato para passarem. .
4.Bagagem a mais. Se algum saco não couber no compartimento da bagagem, tente colocar aos seus pés por baixo do espaço do lugar do passageiro da frente.
5.Cumprimentos. Antes de se sentar, olhe para os seus companheiros de viagem e cumprimente. Vão passar algum tempo juntos e podem sentir-se ofendidos se os ignorar.
6.Mantenha a calma. Se de repente se lembrar que não tirou o seu portátil do trolley e que este foi colocado pelo assistente alguns lugares à sua frente, não entre em pânico. Se ainda estiver a decorrer a entrada de passageiros, não se levante, nem tente ir recuperá-lo. Peça assistência, carregando no botão do painel por cima do seu lugar e aguarde que alguém venha ajudar.
7.Evite discussões. Se o passageiro ao seu lado estiver sempre a mexer-se e ocupar muito espaço, evite discussões. Tente sentar-se tão confortavelmente quanto possível, mas, se o avião não estiver cheio, peça discretamente a um assistente se haverá hipótese de mudar de lugar. Lembre-se de que está num espaço fechado, onde uma pequena discussão pode rapidamente virar violenta.
8.Respeite o espaço pessoal dos outros. Evite invadir o espaço pessoal dos que estão ao seu redor. Não recline o assento para trás e tente encontrar uma forma de usar o apoio de braço compartilhado sem empurrar o braço do outro passageiro.
9.Evite ser barulhento. Use headphones para chamadas, filmes e música. Fale baixo e respeite o conforto dos demais passageiros. E mantenha a calma se houver um bebé a bordo que chora muito alto. Pense nos pais dele e tente abstrair-se.
10.Nunca se descalce. Esta devia ser uma regra implícita para todos. Mas, falando por experiência própria, sei que não é. Exceto em voos de longa duração onde os sapatos podem ser guardados num saco e pode usar umas meias grossas para deslocações dentro da cabine, nunca fique de pés descalços, nem ande pelos corredores como se estivesse em sua casa. Não está!
Lembre-se de que todos estamos a compartilhar um espaço reduzido durante o voo, e que um pouco de cortesia e consideração fazem toda a diferença. Tenha uma ótima viagem!
[1]Amaral, Isabel – Imagem e Sucesso (Alfragide: Casa das Letras, 2018).








