10 hábitos que todos adotam no trabalho mas não admitem
Ir à casa de banho e aproveitar para enviar uma mensagem. Ver um vídeo no YouTube ou fazer uma pausa para confraternizar com os colegas. Revê-se em alguma destas situações? Então foi apanhado. Mas há mais hábitos que muitos funcionários adotam e que acabam sempre por omitir.
Olhos cansados. Dores no pescoço. Falta de ideias. Horas e horas em frente ao computador agarrado à cadeira e ao teclado. Pausa para um café e para esticar as pernas? Nada disso. Não há tempo e há trabalho por fazer.
Bem, há quem veja nisto um profundo disparate. Na Suécia, as empresas estabelecem uma pausa obrigatória diária para que os trabalhadores possam descansar por uns momentos, conversar com os colegas, beber um café e comer uma fatia de bolo, por exemplo. A ideia é aumentar a produtividade no trabalho.
O conceito é conhecido como Fika – que, numa tradução não literal, pode significar qualquer coisa como beber café, comer doçarias e conversar.
Na verdade, suecos ou não, todos adotamos posturas durante o dia que não estão propriamente relacionadas com o nosso trabalho, mas que nos ajudam a ser mais produtivos.
Quem é que não precisa de uma pausa a meio da manhã seja para beber café ou para dar uma olhadela pelo que se está a passar no Facebook? Este e outros hábitos, que listamos abaixo e que foram partilhados pela Forbes, são seguidos no trabalho, mas raramente são assumidos pelos funcionários.
- Olhar para o telemóvel para ver a previsão do tempo, resultados desportivos, notícias, posts e comentários dos amigos nas redes sociais.
- Jogar Paciência e Stop online.
- Assistir a vídeos no YouTube.
- Conversar. Todos querem saber o que se está a passar na vida dos colegas. Não se trata de perda de tempo, mas sim de construção de conexões que permitem que os colegas confiem uns nos outros quando for preciso.
- Reclamar dos clientes, vendedores e colegas de trabalho irritantes. É chamado de desabafo. Todos precisam de desabafar de vez em quando!
- Levantar da cadeira e andar um pouco.
- Fazer planos sociais com os colegas de trabalho.
- Olhar para o relógio. Mesmo as pessoas que gostam do que fazem ficam exaustas às vezes e mal podem esperar que chegue a hora de ir embora. Não se aborreça se alguém começar a ficar agitado quando a hora de ir para casa se aproximar.
- Ver o perfil do LinkedIn.
- Ver anúncios de vagas de emprego online mesmo quando se está feliz com a função atual.