As candidaturas estão abertas até ao dia três de abril. O vencedor terá oportunidade de representar o país a nível europeu.

Já estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, uma iniciativa que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar. O concurso está aberto apenas a estudantes do ensino superior e as candidaturas podem ser feitas até ao dia três de abril.

A iniciativa é organizada a nível nacional pela PortugalFoods, associação que representa o setor agroalimentar e que, durante as próximas semanas, vai percorrer as universidades e institutos de Norte a Sul do país para dar a conhecer o prémio e procurar ideias inovadoras e sustentáveis.

“Em 2017 e 2018, anos de implementação desta iniciativa em Portugal, chegamos às 32 candidaturas e, este ano, esperamos superar esse número. Temos alunos muito empenhados, criativos e cada vez mais conscientes da importância da eco-inovação para o futuro das nossas empresas. Acreditamos que, com o decorrer de mais edições e com as dinâmicas colaborativas que o prémio fomenta vamos ter sempre mais e melhores produtos eco-inovadores capazes de chegarem ao mercado”, refere em comunicado Carla Teixeira, responsável pelo ECOTROPHELIA Portugal 2019.

Apesar de só contar com três edições em Portugal, o ECOTROPHELIA é uma iniciativa europeia implementada em 17 países que já tem 19 edições. Neste âmbito, já contou com a participação de mais de 4 mil estudantes de mais de 500 instituições de ensino. Ao todo, foram desenvolvidos 860 produtos, sendo que 80 foram industrializados ou comercializados. Em território nacional, o prémio envolveu mais de 150 estudantes que desenvolveram 32 produtos.

Os projetos inscritos terão de passar pela avaliação de profissionais de diferentes áreas que farão uma avaliação do potencial do produto. Vergílio Folhadela, da RAR Holding e também presidente do júri, afirma em comunicado que “é fundamental para a academia estar próxima da realidade das empresas e proporcionar aos seus estudantes uma experiência com aplicação prática. Por outro lado, as empresas têm neste prémio uma oportunidade de contactar gente nova e criativa para trabalhar projetos inovadores e os jovens que tenham uma boa ideia têm a hipótese de a colocarem em prática, pelo que o ECOTROPHELIA representa um win-win para todas as frentes”.

Este mês e no próximo a equipa vai fazer um roadshow pelo país para apresentar o prémio. A Faculdade de Ciências do Porto é o próximo destino já esta sexta-feira, dia 15.

Os estudantes interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao dia três de abril e os dez finalistas serão conhecidos no dia 15 do mesmo mês. A competição nacional culminará no dia 21 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O vencedor que sair deste concurso terá a oportunidade de representar o país na cerimónia internacional, que decorre entre os dias 6 e 7 de outubro em Colónia, na Alemanha.

Comentários

Sobre o autor