Whitney Wolfe Herd: a mulher que está por trás do mais recente unicórnio tecnológico

Whitney Wolfe Herd tem apenas 31 anos e as ações da sua empresa, a Bumble, um serviço criado para mulheres, onde estas dão o primeiro passo para iniciar conversações, tanto no amor, como nos negócios, chegaram aos 76 dólares (cerca de 63 euros), um montante bastante acima dos 43 dólares (35 euros) com que a empresa fechou a oferta pública de subscrição.
Whitney Wolfe Herd tornou-se recentemente a fundadora mais jovem da história a abrir o capital da sua empresa. Bumble, a aplicação que permite que as mulheres “deem o primeiro passo”, superou em muito as expectativas do mercado de ações, passando a valer 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros).
Mas quem é Whitney Wolfe Herd? A jovem empresária gere uma empresa cujas rédeas são comandadas por mulheres e que tem por objetivo ajudar o sexo feminino. Esta é a história do mais recente unicórnio tecnológico que, segundo a Forbes, está em 39º lugar entre as 100 “mulheres mais ricas dos EUA”.
Com apenas 22 anos, Wolfe Herd cofundou a conhecida a aplicação de namoro Tinder. Foi ela quem criou o nome e o logotipo para a famosa aplicação e também recebeu o crédito por impulsionar a sua popularidade e aumentar a base de utilizadores.
No entanto, Wolfe Herd deixou o Tinder em 2014 devido às crescentes tensões, chegando a processar a empresa por assédio sexual. O processo foi posteriormente encerrado. Com o apoio do fundador do site de encontros online Badoo, o bilionário russo da tecnologia Andrey Andreev, no mesmo ano criou a Bumble.
Contando com 70 empregados, dos quais aproximadamente 85% são mulheres, que chefiam inclusivamente todos os cargos de topo, a empresa tem demonstrado um punho firme em relação a comentários sexistas, chegando mesmo a banir um utilizador depois de este ter enviado uma série de mensagens sugerindo que uma mulher estava apenas interessada no seu dinheiro.
Em setembro de 2019, Tinder e Bumble foram a primeiro e a segunda app de conversações mais populares nos EUA, com 7,9 milhões e 5 milhões de utilizadores mensais, respetivamente. No ano passado, a app de Wolfe Herd registou mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo e mais de 12 milhões de utilizadores ativos mensais.
No início de fevereiro, a Bumble estreou-se em bolsa e as ações chegaram aos 76 dólares (cerca de 63 euros), um montante bastante acima dos 43 dólares (35 euros) com que a empresa fechou a oferta pública de subscrição. Segundo a Forbes, Wolfe Herd terá visto a sua participação de 12% da empresa passar a valer 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,3 mil milhões de euros). E não só se tornou na mais jovem multimilionária self made, como também a mulher mais jovem a tornar uma empresa pública nos EUA
Das 559 empresas que abriram o capital nos Estados Unidos nos últimos 12 meses, apenas duas, além da Bumble, foram fundadas por mulheres.