Vídeo| Web Summit terminou ontem com balanço positivo
Com números de peso, quer de participantes quer de start-ups, empresas, países e oradores, a Web Summit Lisboa terminou ontem. A 9.ª edição já está marcada para a semana de 11 a 14 de novembro de 2024.
“Um grande sucesso”. Foi assim que António Costa Silva, ministro da Economia, fez ontem, na cerimónia de encerramento do evento, o balanço de mais uma edição da Web Summit, que desde dia 13 ocupou a Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. O ministro destacou o elevado número de participantes, o facto de nos últimos sete anos a atração de capital ter aumentado 25 vezes e de Portugal ter um ecossistema vibrante, com mais de 4 mil start-ups e mais de 100 incubadoras. Perante a plateia do Altice Arena, também a nova CEO do Web Summit, Katherine Maher, desejou que todos os participantes tenham feito novas conexões, esperando vê-los de novo em 2024.
A semana foi preenchida por centenas de eventos simultâneos – com masterclasses, pitchs e apresentações – entre os quais o concurso Pitch do Web Summit. E este ano a start-up vencedora foi brasileira Inspira, que atua na área do direito. De um grupo de 10 semi-finalistas, chegaram à final , além da vencedora, a cipriota Cognimate, a romena Kinderpedia. Ainda no domínio dos prémios, as portuguesas Ethiack, Actif Age e Jupiter App venceram a edição deste ano do Road 2 Web Summit. Ontem, foi também divulgado, pela Startup Portugal, o Startup Ecosystem Report 2023, o primeiro grande estudo sobre start-ups em Portugal.
À semelhança do ano passado, também este ano o Brasil voltou a estar em força no evento, não só pela dimensão do seu stand oficial como pela presença quer de start-ups quer de visitantes brasileiros. Igualmente notório foi o espaço ocupado pela Alemanha e pelo número de start-ups que se apresentaram no evento. Destaque ainda para a participação robusta de países do Médio Oriente. Dubai, Catar ou Arábia Saudita foram alguns dos muitos que marcaram presença.
Este ano, recorde-se, a Web Summit contou com a participação de 70,236 pessoas, de 153 países. Estiveram presentes 2608 start-ups, de 93 países, 321 partners, mais de 900 investidores e mais de 800 oradores. A Web Summit regressa de 11 a 14 de novembro de 2024.