A Upa Kids nasceu há um ano para dar resposta aos pais que procuram mobiliário evolutivo. A start-up disponibiliza uma cadeira e uma secretária que acompanham a criança desde os quatro anos até à idade adulta.

Quando o filho mais velho de Patrícia Machado e Gonçalo Valente começou a escrever, decidiram procurar uma secretária e uma cadeira que se adaptassem ao seu crescimento.

Como muitos dos casais, viviam num apartamento e aperceberam-se que a maior parte do mobiliário que tinham comprado para os seus filhos rapidamente deixava de servir e o espaço de arrumação era cada vez menor.

“Se se procurar obter os níveis de conforto definidos na norma europeia EN 1729, com base em peças de mobiliário de dimensões fixas, verificamos que isto implica compra de cinco a sete cadeiras e secretárias diferentes, ao longo do período de desenvolvimento da criança, tendo como consequência o aumento dos níveis de resíduos e do espaço ocupado em casa”, referem os fundadores da Upa Kids.

Após várias pesquisas, rapidamente aperceberam-se que não existia uma solução para aquilo que procuravam – uma cadeira e uma secretária evolutivas que pudessem ser utilizadas por crianças e, ao mesmo tempo, assegurassem uma correta postura na posição sentada, fossem seguras, confortáveis e duradouras.

Face à falta de oferta decidiram passar da ideia à ação, começando por desenhar e conceber o mobiliário que tinham idealizado. Graças a uma campanha de crowdfunding no Indiegogo, Patrícia Machado e Gonçalo Valente conseguiram passar à fase de produção e comercialização das peças que tinham desenvolvido.

Nascia assim a UPA Kids, em janeiro de 2016, como uma marca portuguesa de mobiliário infantil evolutivo. O conceito tem por base a mudança de comportamento dos consumidores com preocupações ambientais e que procuram, cada vez mais, reduzir a emissão de resíduos.

Através do ajuste das peças, com cinco níveis distintos, a cadeira e secretária UPA Kids acompanham o crescimento dos mais pequenos, desde os quatro anos até à idade adulta, evitando a constante substituição de mobiliário.

“A cadeira e a secretária Upa Kids acompanham o crescimento da criança e por isso evitam a aquisição de diferentes peças de mobiliário ao longo do tempo, reduzindo assim custos e desperdício”, referem os fundadores da start-up ao Link To Leaders

O mobiliário da Upa Kids é fabricado em Portugal, numa fábrica na região do Porto, e está à venda em Portugal e França através de lojas físicas e online e no site da marca.

Nos planos da start-up sugem novos mercados-alvo, nomeadamente a Bélgica, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Suécia.

A marca pretende ainda aumentar o seu portfólio, sempre com a filosofia de criar produtos que acompanham o crescimento das crianças e as suas necessidades ao longo da vida.

Como referem os fundadores, “para além de serem peças que “crescem” também “encolhem” e, graças à sua qualidade e durabilidade, podem ser passadas de geração em geração”, que esperam em cada peça vendida poder “apoiar” o presente e o futuro de a quem se destina.

Comentários