Universidade Católica lança plataforma para internacionalizar empresas

A parceria académica-empresarial quer apoiar o ecossistema nacional na internacionalização através da partilha de conhecimento e exploração de sinergias.

A Universidade Católica Portuguesa e a Católica Lisbon School of Business & Economics lançam hoje uma Plataforma para a Internacionalização com o objetivo de alavancar a internacionalização e o crescimento das empresas nacionais.

Este projeto, que se assume como uma iniciativa colaborativa que prevê a partilha de conhecimento e a exploração de sinergias, é de âmbito nacional e multissetorial, e dirige-se a todas as empresas, sobretudo, as de média dimensão com elevado potencial de crescimento através da internacionalização.

O projeto dá os primeiros passos com a participação de três empresas de referência no âmbito da internacionalização – Sumol-Compal, Delta e Grupo Tecnimede – que fazem assim parte do núcleo fundador deste projeto e que, apesar de já contarem com uma experiência internacional consolidada, revelam-se recetivas a novos modelos de internacionalização.

Em colaboração com estas empresas, a Plataforma para a Internacionalização “pretende criar abordagens apelativas para desenvolver as competências dos atuais líderes empresariais e incentivar as novas gerações de gestores a abraçarem carreiras internacionais em empresas portuguesas”, explica o comunicado da Universidade Católica.

Margarida Ramalho, diretora executiva da iniciativa, frisou que “vamos produzir conhecimento a partir da realidade das empresas portuguesas e fazer benchmarking internacional. As empresas do núcleo fundador vão constituir os nossos primeiros casos de estudo e projetos piloto”. O vice-reitor da Universidade Católica e diretor académico do projeto, lembra ainda que “a plataforma foi concebida em prol do ecossistema empresarial português, mas também beneficiará a universidade, cumprindo-se a sua missão formativa e transformadora da sociedade”.

Comentários

Artigos Relacionados