8 traços de personalidade comuns aos jovens milionários
Conheça alguns traços de personalidade que são transversais aos jovens milionários.
Numa altura em que a Forbes está a começar a divulgar a lista dos milionários, divulgamos os oito traços de personalidade comuns aos jovens milionários. A lista foi elaborada por Deep Patel, autor do livro “A Paperboy’s Fable: The 11 Principles of Sucess”, na revista Entrepreneur.
- Sonham em grande, mas concretizam
Segundo Patel, os visionários que conseguem concretizar os seus objetivos monetários bastante cedo têm um sentido de urgência. Para o fazer olham para o mundo de uma forma diferente e sonham em grande.
Estas pessoas não estão à espera que as oportunidades surjam. Em vez disso, são elas próprias a criar as oportunidades para atingirem os seus objetivos.
Se quer adotar este tipo de mindset, quando sentir que a procrastinação está a tomar conta da sua vida, o autor aconselha-o a dar um passo atrás e a tentar visualizar o seu sonho a ser concretizado. A partir daí, faça um brainstorming de ideias sobre como chegar lá.
Para Patel, ter um grande sonho é meio caminho andado para ter sucesso, mas é necessário construir uma estratégia para chegar lá. Neste caso, a persistência poderá mesmo ser a sua melhor amiga.
- Recorrem a mentores
Os jovens milionários são inteligentes o suficiente para saberem que não sabem tudo e reconhecerem que há muito valor na experiência de vida.
O objetivo desta procura passa por preencher as possíveis lacunas do negócio ou na estratégia da empresa. Estes jovens milionários procuram mentores que sejam capazes de os guiar e de partilhar os diferentes insights e perspetivas do mundo dos negócios, de forma a conseguirem aferir como devem atuar mediante a situação em que se encontram.
- São intuitivos e criativos
Os jovens que conseguem atingir o patamar de milionários focam-se muito cedo tanto na sua intuição como na parte racional. Quer lhe chamem instinto ou veia criativa, estes jovens prestam atenção à “voz interior” que lhes diz que caminho seguir.
A verdade é que há estudos que suportam esta “voz”. Segundo a ciência cognitiva, alguns dos maiores descobrimentos do mundo do empreendedorismo foram feitos inconscientemente. Nestas situações, as emoções e os sentimentos – a tal “voz interior” – precedem o conhecimento racional.
- Criam o seu próprio roteiro e não olham para trás
As pessoas que se tornam milionárias cedo não são as que percorrem os caminhos mais fáceis. Estes jovens definem um roteiro e abraçam a mudança como se fosse algo natural.
E, em vez de se preocuparem com o que dizem deles, preocupam-se em seguir os seus sonhos e nunca se deixam intimidar com a visão/opinião de outras pessoas.
- Têm desejo pelo conhecimento
Apesar de nem todos os jovens milionários terem o mesmo tipo de educação, há algo que lhes é comum: a necessidade de estarem constantemente a aprender e o “apetite” que têm pelo conhecimento.
De acordo com Deep Patel, dedicação e amor são dois fatores obrigatórios em qualquer pessoa que se torna milionária – independentemente da idade.
Hábitos como ler todos os dias, pelo menos meia hora, são importantes para este tipo de pessoas na medida em que ajudam a desenvolver o intelecto, mantêm a mente ágil e servem de combustível para a criatividade e inovação.
- Não têm medo de falhar
As pessoas bem-sucedidas não nasceram destinadas a ter sucesso. Para tal, precisam de ganhar a experiência e o conhecimento necessários para atingirem os seus sonhos. Esse tipo de insight vem, muitas vezes, na forma de falhanços.
Patel afirma que qualquer pessoa que tenha atingido o estatuto de milionário antes dos 30, sabe que o fracasso faz parte do sucesso. Em vez de terem uma conotação negativa, os falhanços têm de ser vistos como uma oportunidade de aprender e crescer.
- Não trocam tempo por dinheiro
Qualquer pessoa que procure tornar-se bem-sucedido tem de perceber que o tempo é a nossa commodity – ou conveniência – mais importante. Patel explica que as pessoas que não sabem gerir o seu tempo nunca vão tornar-se milionárias.
Por outro lado, os jovens milionários sabem que têm de focar-se na criação de receitas consistentes, sem terem de trocar dinheiro por tempo. Este tipo de pessoas utiliza estrategicamente o seu talento, recursos e poder para criar oportunidades de receitas mais dinâmicas – que não precisem de tanto tempo.
Além disso, olham para várias fontes de receitas e quando veem uma boa ideia “atiram-se” logo, não tendo medo de arriscar para gerar mais riqueza.
- Focam-se nos pontos fortes
O último traço de personalidade que Patel aponta é que os milionários não tentam ser os “homens dos sete ofícios”, mas sim especialistas numa única competência.
O autor afirma ainda que todos os jovens milionários focam-se nos seus pontos fortes de maneira a atingirem o sucesso a longo-prazo.
O conselho de Patel é claro: não perder tempo com algo em que é mediano ou mau, mas sim em algo que sabe que vai conseguir dominar a 100%. A partir daqui a ideia é criar uma equipa de ótimas pessoas, que sejam capazes de complementar as falhas umas das outras.
Leia ainda os “10 empreendedores milionários que desistiram da universidade“.
*fotografia por Bruce Mars.