A Ler: Como Liderar Empresas Familiares

Portugal é um país onde a realidade das empresas familiares tem uma grande expressão. É o caso da Corticeira Amorim, da Jerónimo Martins, da Sonae e da Viagens Abreu, entre outros, com génese familiar.
Este livro traz à luz o desafio acrescido da liderança em empresas familiares pela mão de três académicos e um jornalista.
Do que fala
Como é que se despede um filho incompetente? Como se afasta da administração o pai ou o avô que criaram um negócio de sucesso, mas deixaram de estar à altura do cargo? Dilemas deste género são típicos das empresas familiares que, apesar de disputarem o mercado com todas as outras, se regem por regras diferentes. Por norma, crescem em torno de um “clã”, que partilha objetivos e paixões comuns (afinal o negócio é da família). Mas heranças, sucessões, promoções e rivalidades internas podem gerar conflitos insanáveis e destrutivos – que rapidamente saltam para as manchetes dos jornais quando estala o verniz.
Em Como Liderar Empresas Familiares três professores universitários e um jornalista analisam esse tipo de empresas sob duas perspetivas: o lado solar, que elenca as suas vantagens únicas, e o lado lunar, que debate as fraquezas específicas que podem arrastar a família para o fracasso. Ambos os lados têm pontos em comum com as empresas não familiares, afinal grandes grupos como Corticeira Amorim, Jerónimo Martins, Sonae ou Viagens Abreu são, na sua génese, empresas familiares.
O foco deste livro pioneiro é justamente a liderança e as contradições que enfrenta. Como equilibrar sentimentos com racionalidade empresarial? Como combinar nepotismo com meritocracia? Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Alexandre Dias da Cunha e Filipe S. Fernandes apresentam uma obra tão sintética quanto abrangente, onde não faltam os números, a investigação, mas também as histórias ilustrativas vividas em empresas nacionais e estrangeiras.
Quem escreveu
Alexandre Dias da Cunha é licenciado em Gestão pela Universidade Católica em Lisboa e MBA pelo INSEAD, Alexandre Dias da Cunha iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey, antes de se dedicar às empresas da família, nas quais exerce funções executivas desde 1993. É atualmente membro do Conselho de Administração de várias empresas familiares. Professor Adjunto da Nova SBE, Alexandre Dias da Cunha leciona cursos sobre empresas familiares desde 2012, e é desde 2013 responsável pela “Family Business Initiative”, um centro de conhecimento criado pela escola. Desde 2016, é Senior Advisor e Associate Partner na Cambridge Advisors to Family Entreprise.
Arménio Rego é professor catedrático convidado na Católica Porto Business School. Autor ou coautor de diversos livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas. Tem realizado formação, coaching e consultoria nas mesmas áreas. Publicou em revistas como Human Relations, Journal Management, Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, Journal of Occupational Health Psychology e The Leadership Quarterly. Com trabalhos de investigação premiados em Portugal e no estrangeiro, a APG considerou-o, em 2014, uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de pessoas em Portugal.
Filipe S. Fernandes, jornalista, colabora com o Jornal de Negócios, o Diário Económico e o Correio da Manhã. Já escreveu nos jornais Semanário, Expresso e nas revistas Fortunas & Negócios e Exame. É autor de entre outros livros de Alexandre Soares dos Santos, Fortunas & Negócios – Empresários do Século XX, Organizem-se! A Gestão Segundo Pessoa, À Minha Maneira – Como Salazar Resolveu o Grande Escândalo Financeiro do Estado Novo. Em coautoria: com Hermínio Santos, Excomungados de Abril, com Luís Villalobos, Negócios Vigiados e com Isabel Canha, António Champalimaud: Construtor de Impérios. Isabel dos Santos: Segredos e Poder do Dinheiro é a sua mais recente obra.
Miguel Pina e Cunha é professor catedrático na Nova School of Business and Economics. Tem investigado processos organizacionais positivos e negativos. Faz ou fez parte dos corpos editorais de revistas como Management Learning, Organization Studies e Strategic Entrepreneurship Journal. É autor ou coautor de mais de quarenta livros nas áreas das organizações e da gestão. Colaborou, entre outras, com a LUISS (Roma), Mediterranean School of Business (Tunis) e Universidad de Los Andes (Bogotá). Na sua escola foi diretor da licenciatura e do mestrado em gestão, diretor do MBA, subdiretor e presidente do conselho científico. Em 2014, a APG considerou-o uma das 25 pessoas mais influentes da gestão de pessoas em Portugal.
Temas-chave
Liderança; Gestão; Cultura Organizacional
Ficha técnica
Título: Como Liderar Empresas Familiares
ISBN: 9789892338866
Edição: 06-2017
Editor: Lua de Papel
Idioma: Português
Tipo: Capa mole
Páginas: 208