Trabalhar no verão: como manter a motivação

Porque no verão também se trabalha, há que saber manter a sua saúde mental e física mesmo quando as altas temperaturas o convidam para momentos de lazer no exterior.
O Verão é sinónimo de férias e de períodos de pausa para os profissionais recarregarem baterias e passarem bons momentos em família e com amigos. No entanto, nem toda esta época é vivida desta forma, sendo necessário as pessoas regressarem ao trabalho e realizarem as suas tarefas e funções habituais do dia a dia, mesmo que as altas temperaturas os chamem para fora do escritório.
Para ajudar os profissionais a manterem o seu bem-estar físico e mental durante a estação mais quente do ano, a GoodHabitz, empresa especialista em e-learning corporativo, deixa algumas dicas.
1. Realização de atividades fora do horário de trabalho
O dia não termina com o fim do horário laboral, e isto é especialmente verdade no verão – quando os dias são mais longos e têm mais horas de luz natural. Assim, os profissionais devem usufruir das horas antes e depois do trabalho para realizarem atividades de lazer, e que lhes permitam sentirem-se mais realizados e preenchidos. Dedicarem tempo ao que mais gostam, mesmo durante a semana de trabalho, promoverá ainda um maior equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, o que terá impacto na sua saúde e bem-estar.
2. Trabalho em colaboração e em equipa
O trabalho faz-se melhor se for em equipa, e este lema é ainda mais importante em meses como os de Verão, em que os profissionais acabam por se sentir menos produtivos e, por vezes, motivados. Para que os dias sejam vividos de forma mais saudável, os colaboradores devem então apoiar-se nas suas equipas e líderes, com vista a partilharem com eles desafios e tarefas, que serão mais fáceis de realizar entre todos.
3. Investimento em momentos de formação mais leves
Para que os profissionais continuem motivados durante este período, é importante que sintam que evoluem e investem em si, através da aquisição de novas competências. Por isso, a GoodHabitz sugere fazerem cursos de e-learning. Desta forma, poderão investir na sua formação, no formato e no horário que lhes for mais conveniente, evitando modelos de aprendizagem forçados e que os deixem desconfortáveis.
4. Pausas e períodos de socialização mais regulares
Durante as sete ou oito horas laborais, o trabalhador não pode querer estar sempre totalmente concentrado e a produzir. Os momentos de pausa e de socialização são também importantes, nomeadamente, para que entregue as tarefas que lhe são pedidas. É assim fulcral que tenha momentos descontraídos com os seus colegas, que podem passar apenas por uma conversa ou até por alguma atividade ou jogo em equipa. Além de impactarem positivamente o seu bem-estar, estas pausas farão ainda com que regresse ao trabalho mais tranquilo e concentrado.
5. Regressos ao trabalho graduais
Especialmente no verão, após o fim de semana ou as férias, os profissionais não devem exigir de si o mesmo ritmo e produtividade que tinham antes deste período, já que precisam de um tempo para se adaptarem novamente e se colocarem a par de tudo o que aconteceu. Nesse sentido, nos primeiros dias, devem ao máximo definir prioridades e prazos saudáveis, e introduzir na sua lista de tarefas novas funções de forma gradual, para que este regresso não lhes provoque stress ou desgaste.