Tendências de viagem para 2021 passam por experiências na estrada

Aviões em terra, turistas confinados, fronteiras encerradas e a sensação de insegurança para viajar ditaram as regras no último ano. Mas a vacina para a Covid-19 parece trazer uma nova esperança. A Indie Campers reuniu as tendências de viagem para 2021 e que passam por experiências na estrada.

Prever o futuro neste momento pode ser difícil, mas o planeamento para os próximos tempos é fundamental. Com o capítulo de 2020 finalmente encerrado, muitos viajantes estão ansiosos por começar a viajar novamente. Assim que chegar a altura apropriada e segura para voltar a viajar, as pessoas irão fazê-lo.

No entanto, os hábitos de viagem irão alterar-se e adaptar-se à nova realidade. Com base nos resultados dos inquéritos, no feedback e na evolução da indústria do turismo, a Indie Campers prevê as seguintes tendências de viagem para 2021.

1. Desconexão da tecnologia, reconexão com as pessoas e a natureza
Ao fim de praticamente um ano, os portugueses aprenderam a viver com a limitação dos contatos sociais. No futuro, quando a situação se encontrar mais favorável, as viagens serão utilizadas para restabelecer as ligações com a família e amigos próximos. As pessoas importar-se-ão mais com quem viajam, do que com o destino da viagem.

Em 2020, a Indie Campers confirmou esta mudança, tendo em conta que os viajantes familiares tornaram-se, pela primeira vez, o seu principal grupo de clientes. “A tendência será as pessoas passarem a planear escapadinhas de forma segura, de modo a experienciar o prazer de viajar e o lazer associado, dentro do seu porto seguro”, explica a empresa.

2. Experiências de viagem autênticas e deliberadas
Os viajantes não sentem falta de atrações turísticas sobrelotadas e de hotéis barulhentos. As viagens renascerão enraizadas numa procura pela fuga à rotina através do desejo por experiências únicas, durante a adaptação a uma realidade de vida diferente. A pandemia acelerou ainda mais a necessidade por experiências autênticas e sustentáveis, tendo-se registado um aumento na preferência pelo contacto com a natureza e atividades ao ar livre.

No ano passado a Indie Campers confirmou que, mais do que nunca, as pessoas optaram por acampar: 2 em cada 3 dos seus viajantes tiveram a sua primeira experiência de campismo com a empresa de aluguer. Além disso, o acesso a atividades ao ar livre foi registado como um dos principais fatores decisivos de destino, com um aumento de 115% em relação ao período homólogo de 2019.

3. Reservas espontâneas e flexíveis
Modelos de trabalho mais flexíveis e trabalhar a partir de casa permitiram que mais pessoas procurassem experiências fora da época habitual de viagens, evitando assim as multidões. Outra lição que a pandemia  ensinou foi a rápida adaptação ao novo status quo e a aproveitar as oportunidades que surgem.

De acordo com a Indie Campers, o período entre a reserva e a data da viagem foi reduzido, em média, 14 dias (com uma redução de 7 para 5 semanas de antecedência, em média). Espera-se que esta tendência continue enquanto algumas restrições de viagem estiverem em vigor. Além disso, a redução da previsibilidade dos hábitos de viagem exige opções de reserva flexíveis. Cerca de 35% dos clientes da empresa de aluguer de autocaravanas têm utilizado a opção de cancelamento gratuito, desde que o mesmo foi introduzido em 2020.

4.Viajar sobre quatro rodas nos arredores
Não é necessário viajar para longe para experienciar aventuras inesquecíveis. A preferência por viagens domésticas veio para ficar, tendo em conta que ainda existe tanto por descobrir dentro de fronteiras Portuguesas. A Indie Campers afirma que as reservas de portugueses no próprio país aumentaram 70% em 2020, em comparação com 2019.

Além disso, as viagens locais são consideradas viagens responsáveis e com um impacto positivo, na medida em que representam um dos principais fatores que permitirá a recuperação das economias regionais e locais. “A combinação da facilidade, segurança e autenticidade das viagens rodoviárias é um ajuste perfeito às necessidades de conforto da maioria dos viajantes, durante uma altura imprevisível”, conclui a Indie Campers.

Comentários

Artigos Relacionados