Opinião

Tempo de agradecer a quem tanto nos dá

Anabela Possidónio, diretora-geral da Operação Nariz Vermelho

Há exatamente um ano, pedia um desejo: que a campanha A Camisola Mais Valiosa do Mundo fosse bem-sucedida e nos permitisse angariar fundos e implementar o programa de visitas dos Doutores Palhaços em mais um hospital.

Era esse também o sonho do João, o menino que nos doou esta camisola assinada pelos jogadores da Seleção de Futebol e nos pediu que a usássemos para reunir fundos e levar os Doutores Palhaços, que tanto o alegraram durante os anos que passou no hospital, a mais crianças.

Um ano depois, olho para trás, reflito no movimento que se gerou em torno da memória do João, e é com orgulho que vejo que conseguimos homenagear o seu sonho: com o valor angariado na campanha, chegámos ao Hospital de Aveiro! Os Doutores Palhaços começaram a visitar todas as terças-feiras as crianças que lá se encontram, e os seus familiares e os profissionais do hospital também passaram a desfrutar destas doses extra de energia e alegria em formato de palhaço.

Conto-vos este episódio porque não há melhor exemplo de espírito natalício do que um país que se une em torno do sonho de um menino que, antes de partir, quis assegurar que mais crianças poderiam viver a alegria do encontro com os Doutores Palhaços. 

O João ensina-nos a todos o valor do altruísmo, do querer dar mais do que receber, do saber encontrar, nos momentos árduos, uma centelha de alegria. É essa centelha que tantas vezes os Doutores Palhaços ajudam as crianças, os seus pais e cuidadores e os profissionais hospitalares a encontrar, nos dias passados em quartos e corredores intermináveis, entre exames e análises, longas horas de espera e resultados nem sempre fáceis de aceitar. Os Doutores Palhaços estão lá para recordar as crianças de que ainda podem brincar, ainda podem ser elas mesmas, mesmo doentes. Estão lá para lhes levar momentos de leveza e tranquilidade, ou de riso e brincadeira. Estão, muitas vezes, apenas para levar um sorriso, um abraço na ponta de um nariz vermelho, num lugar onde ninguém se lembraria de que o pode receber, mas pode.

É por isso que invoco o João neste texto: para lhe agradecer, mais uma vez, pelo muito que nos ensinou. A nossa equipa é composta por profissionais altamente dedicados e que todos os anos se empenham em pensar novas formas de comunicar o impacto da nossa Missão, em provar cientificamente a diferença que as visitas dos Doutores Palhaços fazem nas crianças, pais e profissionais hospitalares que contactam com eles, e em pensar novas fontes de angariação de fundos para continuarmos a ser uma instituição sustentável e independente. Agradeço à nossa maravilhosa equipa por, em 2025, ter arregaçado as mangas e trabalhado com tanto entusiasmo para concretizar esta Missão de alegria.

O maior agradecimento, contudo, vai para todas as pessoas que contribuíram para a nossa causa, através da campanha A Camisola Mais Valiosa do Mundo e de outras que tivemos ao longo do ano. E também a todos os contribuintes que nos consignaram 1% do seu IRS; aos que adquiriram o nosso merchandising solidário na Lojinha; aos que participaram em eventos, desportivos ou não, cujas receitas reverteram para a Operação Nariz Vermelho; aos que se tornaram Doadores Regulares e se tornaram parte desta família de palhaços. Sem o apoio e confiança destes milhares de pessoas, não conseguiríamos continuar o nosso trabalho, mas, graças a ele, continuamos.

Em 2025, inaugurámos o programa de visitas no Hospital de Aveiro, e o sonho em 2026 é chegar a outros, nas regiões do país onde ainda não estamos presentes. Chegar, ano após ano, mais longe, para que um dia não haja nenhuma criança hospitalizada em Portugal que não receba as visitas dos Doutores Palhaços.

Em nome da equipa da Operação Nariz Vermelho, o nosso enorme OBRIGADO, e os nossos votos de boas festas e de uma entrada feliz e auspiciosa em 2026.

Comentários
Anabela Possidónio

Anabela Possidónio

Anabela Possidónio é fundadora e diretora-geral da Shape Your Future, que tem como missão ajudar jovens e adultos a tomarem as melhores decisões académicas e profissionais. Assume também o cargo de diretora-geral da Operação Nariz Vermelho. Tem uma vasta carreira corporativa de mais de 25 anos, onde assumiu posições de liderança em diversos setores (Saúde - CUF; Educação - The Lisbon MBA; Retalho - Jerónimo Martins e Energia - BP), em diferentes países (Inglaterra, México, Espanha e Portugal) e empresas... Ler Mais..

Artigos Relacionados

Isabel Amaral, especialista em protocolo e comunicação intercultural