Tecnologia da Magycal que manteve Sport TV no ar durante o apagão conquista prémio
Sete meses depois do apagão ibérico, solução tecnológica da Magycal que manteve a Sport TV sempre a transmitir é premiada com Melhor Distribuição de Broadcast.
A 28 de abril de 2025, a Península Ibérica enfrentou um dos maiores apagões das últimas décadas. O tráfego digital em Portugal e Espanha caiu até 80%, e vários operadores e plataformas de streaming registaram falhas significativas. Mas, em plena crise, a plataforma de streaming da Sport TV manteve-se ativa, estável e sem qualquer interrupção. O segredo por trás deste feito? Uma solução tecnológica híbrida de broadcast desenvolvida pela Magycal, que foi agora reconhecida internacionalmente.
A plataforma de live streaming da Sport TV, desenvolvida pela Magycal, foi desenhada para assegurar resiliência total e continuidade de serviço mesmo em cenários críticos.
“A sua infraestrutura diferencia-se pela duplicação integral de sinal ao longo de toda a cadeia de distribuição, desde a captura até à entrega ao utilizador final. O sistema integra encoders AWS, feeds de sinal duplicados, transcoders espelhados, linhas de fibra dedicadas e fallback automático via 5G”, explica a tecnológica portuguesa em comunicado.
Em operação contínua, o sistema monitoriza ambas as rotas de transmissão e, em caso de falha, alterna instantaneamente para a rota saudável, sem interrupções visíveis para o utilizador. Em cima disso, a Magycal implementou um sistema automático de alerta de falhas em tempo real em todas as etapas da cadeia de distribuição, algo inexistente na abordagem tradicional.
Durante o apagão ibérico, quando várias infraestruturas primárias falharam, “esta arquitetura assegurou à Sport TV uma emissão ininterrupta, provando a robustez, redundância e autonomia da solução”.
Esta mesma base tecnológica serve também de alicerce a novas experiências digitais. Entre elas, destacam-se os Smart Moments, uma funcionalidade que combina inteligência artificial e conteúdo gerado pelos utilizadores, permitindo que os fãs criem, partilhem e interajam com os melhores momentos dos jogos em tempo real.
“Mais do que uma nova funcionalidade, os Smart Moments representam uma transformação estrutural na forma como o desporto é consumido e vivido. Ao colocar o poder da narrativa nas mãos dos fãs, a Magycal e a Sport TV redefinem o envolvimento e a monetização de conteúdo desportivo, apoiados por uma experiência fluida e intuitiva”, revela a Magycal..
O impacto desta tecnologia foi agora reconhecido globalmente nos SportsPro Media Awards 2025, que premeiam, anualmente, as plataformas que estão a moldar o futuro da forma como o desporto é consumido em todo o mundo.
A app da Sport TV, desenvolvida pela Magycal, foi premiada na categoria de Melhor Distribuição de Broadcast, pela arquitetura híbrida que garantiu resiliência total durante o apagão ibérico. Para além deste prémio, a Magycal foi ainda distinguida como finalista em duas outras categorias: Inovação do Ano (Magycal e Sport TV), pelo desenvolvimento da funcionalidade Smart Moments, que combina IA e interação dos fãs para criar uma nova camada de conteúdos dinâmicos e escaláveis; e Melhor Empresa Emergente de Tecnologia(Magycal), pela capacidade de criar relações digitais significativas entre fãs e conteúdo, aumentando a retenção, prolongando o tempo de sessão e oferecendo monetização através de publicidade segmentada, comércio ou patrocínios.
“Participar nos SportsPro Media Awards em Madrid como finalista em três categorias foi um momento de orgulho para a Magycal. Ganhar um prémio na categoria de Melhor Distribuição de Broadcast ao lado dos nossos parceiros da Sport TV, tornou-o particularmente especial. Isto reflete o nosso rigor de engenharia, o nosso espírito inovador e a nossa presença emergente no setor. Temos orgulho neste reconhecimento, que reforça que a qualidade do trabalho que a nossa equipa oferece é realmente de excelência”, comentou Pedro Centieiro, CEO da Magycal.








