Certificação para empresas que promovam o bem-estar e a felicidade pode estar para breve
O projeto de norma portuguesa 4590, que será apresentado num seminário no dia 27 de junho, pretende oferecer às empresas um referencial para a implementação de políticas e de programas, e para a adoção de uma cultura de bem-estar e felicidade.
A Comissão Técnica “Bem-Estar e Felicidade Organizacional” (CT 219), organismo da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, produziu um projeto de norma portuguesa relativo ao Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional (prNP4590). O objetivo é dar lugar a uma norma do Instituto Português de Qualidade, para que as organizações se possam diferenciar e atrair as melhores pessoas para trabalhar, reduzir a rotatividade, melhorar a produtividade e serem mais lucrativas e sustentáveis.
O processo está em marcha. Assim, no dia 27 de junho, pelas 14h30, o projeto de norma portuguesa 4590 irá ser apresentado e discutido, num seminário realizado na Egas Moniz School of Health & Science, no Monte da Caparica.
O projeto de criação da prNP 4590 – Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional é liderado por Ausenda Oliveira, presidente da CT 219, que pretende que “as empresas sejam certificadas pelo bem-estar e felicidade organizacional, num processo de melhoria contínua”. A norma ensina a operacionalizar as medidas/ações nesse sentido, tornando as empresas que a adotam comprometidas em melhorar o bem-estar dos seus colaboradores.
Segundo Ausenda Oliveira, a NP 4590 está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), de “Boa saúde e bem-estar”, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, assim como com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 (ODS 8), sobre “trabalho decente e crescimento económico”
O projeto está agora a aguardar publicação, seguindo-se um período de 30 dias de consulta pública, em que as partes interessadas são convidadas a dar o seu contributo.
Para a dinamização desta consulta pública, para além do seminário, irá também arrancar uma pós-graduação na School of Health and Science para desenvolver competências para a implementação do referencial nas organizações. Podem candidatar-se organizações que queiram ser um exemplo para o país e as primeiras a adotar a nova norma, e a obter certificação neste novo sistema de gestão.