Tecnologia cria armazém virtual que resolve problemas em tempo real

A nova plataforma é baseada em inteligência artificial, centrada na tecnologia NVIDIA Omniverse e está em fase de testes em vários países europeus.

A Linde Material Handling, a NVIDIA e a Accenture estão por trás da nova plataforma de inteligência artificial (IA) preparada para criar um “gémeo digital” de armazéns e prever problemas e agir em tempo real. Atualmente em testes em alguns mercados europeus, a nova solução, referem os responsáveis, representa um avanço na intralogística, na medida em que permite operações mais seguras, eficientes e completamente orientadas por dados. O NVIDIA Omniverse é a tecnologia na base desta solução que permite a criação de um armazém virtual que pode ser permanentemente atualizado.

Esta réplica digital do armazém mostra em tempo real tudo o que se passa no espaço físico como, por exemplo, a localização das paletes ou os percursos dos empilhadores. Partindo da informação captada, e recorrendo a IA, a plataforma pode identificar riscos, como paletes instáveis, e sugerir ações para os resolver sem que haja necessidade de intervenção no armazém real. Tudo isto é possível com a integração dos dados fornecidos por câmaras inteligentes, sensores, veículos autónomos ou sistemas de gestão.

A nova solução apresentada pela Linde Material Handling, pela NVIDIA e pela Accenture reduz erros, o custo e o tempo associados a mudanças estruturais nos armazéns e acaba também por acelerar decisões.

Ângelo Correia, Country Manager para Portugal do Grupo KION, sublinhou que a nova tecnologia “muda a forma como os armazéns operam. Deixa de ser necessária uma reação quando algo corre mal: a plataforma prevê falhas, ajusta automaticamente processos e permite decisões mais inteligentes. Num mercado como o português, onde cada metro e cada minuto contam, esta capacidade de previsão traduz-se diretamente em ganhos de produtividade, segurança e eficiência”.

Comentários

Artigos Relacionados