Politécnico e Startup Leiria apresentam incubadora de Inovação Social

O Instituto Politécnico de Leiria vai receber a incubadora Startup Leiria Inovação Social. A inauguração aconteceu esta semana.
Procurar novas formas de responder a desafios demográficos é o desafio da nova incubadora Startup Leiria Inovação Social, um “espaço de desenvolvimento de novos projetos para novas respostas sociais e novas formas de responder ao desafio demográfico”, frisou Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na inauguração do espaço. Ou seja, vai procurar apoiar projetos inovadores sustentáveis que respondam a problemas sociais negligenciados que afetam a comunidade.
A infraestrutura está instalada no Hub de Inovação em Saúde do Politécnico de Leiria e pretende também ser um estímulo para a dinamização de um novo ecossistema de empreendedorismo e inovação social na região Centro.
Ana Mendes Godinho sublinhou que o novo espaço vai permitir o desenvolvimento de respostas sociais que contribuem para a autonomização e apoio aos idosos. “É preciso reinventar e renovar, e manter a capacidade de uma nova inspiração em novas respostas sociais, que promovam a autonomia das pessoas em casa que, tenham mais capacidade de não deixar ninguém sozinho, não deixar ninguém para trás”, afirmou.
A Startup Leiria Inovação Social “tem a grande virtude de ser a resposta ao desafio que Portugal quis colocar no centro do debate durante a sua presidência, através da aprovação do plano de ação do pilar europeu dos direitos sociais”, referiu ainda a ministra.
O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, enalteceu a concretização de um objetivo há muito traçado pela instituição de ensino superior, que tem como uma das suas prioridades a área da inovação social. “É uma área muito importante para o Politécnico de Leiria. Todos os anos, desde 2018, inserimos no nosso plano de ação e de atividades a criação de uma incubadora de inovação social. Tínhamos este objetivo há já algum tempo e hoje, nesta rede colaborativa, conseguimos alcançá-lo”.