Start-ups vencedoras da 7.ª edição do PRIO Jump Start são portuguesas
Windcredible, GasExpress e a Swee são as vencedoras da 7.ª edição do PRIO Jump Start e vão receber cada uma pelo menos 10 mil euros para desenvolver projeto-piloto.
As três start-ups vencedoras da 7.ª edição do PRIO Jump Start, o programa de inovação aberta para quem quer fazer parte da mudança, já são conhecidas e são portuguesas. As vencedoras foram escolhidas de entre mais de 130 candidaturas, oriundas de 25 países.
Este ano, a escolha recaiu sobre as start-ups portuguesas Windcredible, GasExpress e a Swee, refere a PRIO em comunicado, adiantando que cada uma vai contar com pelo menos 10 mil euros para desenvolver um projeto-piloto em conjunto com a PRIO.
Esta iniciativa oferece aos vencedores a possibilidade de testar os seus produtos e/ou serviços em ambiente real dentro do universo PRIO. Para além do apoio financeiro, as três start-ups vencedoras contam também com todo o acompanhamento necessário, estabelecendo uma relação de negócio e parceria com a energética.
“O Jump Start é um projeto que muito nos orgulha por ser um claro reflexo do espírito inovador que caracteriza a PRIO e por representar o impacto que queremos ter no ecossistema das startups. Ao apoiar estas empresas – e não apenas do ponto de vista financeiro, mas com know-how e ajuda concreta para estas startups –, damos um sinal bem claro de como é importante trabalhar em soluções inovadoras, que tragam valor acrescentado para os consumidores, promovendo maior sustentabilidade nos setores em que operamos”, refere Cristina Correia, diretora de inovação da PRIO.
A Windcredible está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento. O seu design inovador tem várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de formaeficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes.
Já a GasExpress desenvolve dispensadores inteligentes de garrafas de gás (GPL). Ao serem geridos através de uma aplicação móvel, permitem ao consumidor encomendar, pagar e abrir cacifos com as garrafas pretendidas, sem necessidade de apoio de qualquer profissional. Com o Jump Start, este projeto pode ser testado no terreno, o que permitirá avaliar o impacto positivo na cadeia de valor da PRIO.
O terceiro projeto vencedor é a Swee. Especializada em doçaria vegan saudável, a start-up promete dar um toque extra de sabor a clientes da rede PRIO.








