Aulas online também têm os seus perigos, alerta Kaspersky

Com as escolas a fazerem ensino à distância, e os alunos a usarem recursos tecnológicos que não dominam na sua totalidade, a Kaspersty alerta para algumas medidas de segurança essenciais.

A população escolar, professores e alunos, está em casa com aulas à distância de um computador, uma solução encontrada pelas entidades oficiais para contornar a impossibilidade do ensino presencial nesta fase de pandemia.

Mas com esta nova realidade, os cuidados com a segurança dos recursos online são uma preocupação a ter em linha de conta, porque o formato de aulas online é propício para armadilhas de hackers. O desconhecimento dos utilizadores, pouco habituados a este tipo de formatos, é uma fragilidade que pode deixar os equipamentos, e os seus dados, mais expostos a ciberataques.

São, por isso, muitos os desafios e os potenciais riscos de segurança que têm de enfrentar. Para ajudar a reduzir riscos, e garantir a segurança dos acessos remotos, a Kaspersky, uma multinacional especialista em cibersegurança, reuniu um conjunto de recomendações que pode adaptar às suas necessidades. A saber:

#Proteja todos os dispositivos, incluindo dispositivos móveis, com um produto de segurança fiável;

#Instale sempre as últimas atualizações nos sistemas operativos e aplicações;

#Utilize apenas aplicações de fontes em que confia (como o Google Play, a App Store), de um portal com boa reputação ou recomendadas pela instituição de ensino.

#Recorra a redes de confiança para as atividades online. Se não conseguir aceder à sua rede e precisar de utilizar a Internet, deve utilizar uma VPN (Virtual Private Network) para assegurar a sua ligação.

#Escreva sempre os endereços web. Não clique em links ou anexos, nem responda a mensagens  não solicitadas;

#Faça backups regularmente dos dados para um disco externo offline, de modo a evitar a perda de trabalhos .

Comentários

Artigos Relacionados