Start-up do mês: MUB Cargo
Lançámos um desafio à Startup de Braga: eleger a start-up deste mês. A eleita foi a MUB Cargo, uma aplicação móvel que permite, em poucos cliques, pedir um serviço de transporte, receber orçamentos de várias empresas e selecionar a proposta que reúne as melhores condições.
Nome da Start-up: MUB Cargo
Fundadores: Carlos Palhares, Mariana Gomes, Orlando Azevedo e Pedro Vilas-Boas.
Atividade: Aplicação móvel que conecta pessoas que necessitam de transportar mercadorias com transportadores dispostos a recolher e a entregar esses mesmos itens.
Como surgiu a ideia: Apesar de só agora ter entrado no mercado, a MUB Cargo tem uma história que começa em 2009, quando Carlos Palhares estava a fazer um MBA na Porto Business School e precisava de uma boa ideia para a cadeira de Empreendedorismo. Em conversa com um vendedor de móveis que se queixava dos custos fixos de ter um camião e motoristas parados, surgiu-lhe a ideia de criar a MUB Cargo.
Na altura, com o boom do iPhone e dos smartphones, cada vez mais presentes no bolso dos portugueses, o fundador da start-up quis possibilitar e otimizar a partilha de transportes. A cadeira de empreendedorismo ficou feita e o trabalho nem teve uma grande nota. O projeto ficou-se pelo papel, mas Carlos Palhares nunca abandonou a ideia. E eis que surgiu a MUB Cargo.
Plano de negócios: A app foi lançada há cerca de um mês e já têm algumas vendas, mas ainda não são significativas, segundo os fundadores do projeto. A aplicação está a ser testada em Portugal nesta primeira fase, apenas na versão iOS. A start-up prevê lançar brevemente a versão Android e Web da plataforma, e iniciar os envios internacionais daqui a poucos meses.
Até ao momento, foram investidos cerca de 80 mil euros na empresa, mas a MUB Cargo tem um plano de investimento para o próximo ano, que poderá aproximar-se a um milhão de euros, ainda numa fase de mercado nacional. A sua estratégia está também pensada para ir além-fronteiras.
Por que merece destaque: A MUB Cargo está incubada na Startup Braga. A primeira fase no arranque da empresa está completa e vai estar disponível a versão Android da app e uma plataforma web.
“A MUB Cargo apresenta uma equipa sólida e com uma grande capacidade de implementação. Apesar do seu lançamento ser bastante recente, a MUB Cargo apresenta um modelo com uma capacidade de crescimento rápida, facilmente escalável e com uma enorme capacidade de atuar internacionalmente”, explica Rui Pinheiro, responsável pela produção de eventos e parcerias na aceleradora de start-ups Startup Braga.
Outra informação relevante: A MUC Cargo já tem mais de 90 transportadores confirmados na aplicação e cerca de 400 pré-registos. A aplicação também já registou cerca de 1500 downloads desde o seu lançamento no início de novembro.
Site: https://www.mubcargo.com/